Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

É campeão! Uruguai vence a Itália e conquista o Mundial sub-20 de forma inédita

Com gol no final do segundo tempo, Celeste levanta a taça da categoria pela primeira vez

Futebol|Do R7


Uruguaios comemoram título do Sub-20
Uruguaios comemoram título do Sub-20

O Uruguai conquistou o Mundial Sub-20 pela primeira vez em sua história ao derrotar a Itália, por 1 a 0, na final neste domingo (11), na Argentina.

Luciano Rodríguez levou os uruguaios à glória ao marcar de cabeça o gol do triunfo aos 86 minutos de jogo, desencadeando a euforia da torcida que lotou o estádio Diego Armando Maradona, em La Plata, a 60 km de Buenos Aires.

Esta foi a terceira decisão da Celeste, que havia perdido nas finais de 1997 e de 2013 para Argentina e França, respectivamente, enquanto a Itália vai ter que esperar por seu primeiro título na categoria.

 Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

 Compartilhe esta notícia no Telegram

Celeste superior no 1º tempo

O Uruguai pressionou mais e melhor no início do jogo e alertou o adversário europeu que a intensidade do duelo seria muito forte, à altura da vibração da torcida uruguaia, que transformou o estádio em um caldeirão, na noite fria de La Plata.

Publicidade

Os jogadores italianos, comandados pelo técnico Carmine Nunziata, perceberam a situação e apostaram na diminuição do ritmo e no toque de bola. Com isso, o duelo esfriou e o Uruguai tentou esquentar com a força de seu ataque, tendo Anderson Duarte como destaque, depois de marcar gols em todos os jogos de mata-mata rumo à final, apoiado por um sólido meio campo liderado pelo capitão Fabricio Díaz.

O meia Cesare Casadei, cujo passe pertence ao Chelsea e foi o principal destaque da Itália nesse Mundial, tentou deixar sua marca. Mas a falta de conexão com o camisa 10 Tommaso Baldazani foi notada e favoreceu o Uruguai, que foi para o intervalo empatando por 0 a 0 com a sensação de ter jogado um pouco melhor que o adversário.

Cabeçada para a glória

Quarenta e cinco minutos separavam as duas seleções de erguer o primeiro Mundial Sub-20 de sua história, para exibi-las em galerias que somam seis títulos mundiais pelas seleções principais — 4 da Itália e 2 do Uruguai.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, acompanhou no estádio a partida de um Mundial que foi transferido da Indonésia para a Argentina por motivos políticos.

Insatisfeito com o mau desempenho, o treinador italiano mexeu no banco, mudando o ataque com a esperança de injetar energia num fraco setor ofensivo.

O técnico Marcelo Broli também procurou respostas no banco a meia hora do fim, tirando Duarte para colocar Andrés Ferrari.

Com o Uruguai apressado e a Itália sem ideias, a partida teve poucas emoções nas áreas das duas equipes. Até que pelo jogo aéreo veio o gol dos sul-americanos.

Em uma cobrança de escanteio, houve desatenção na marcação italiana e Rodríguez marcou de cabeça para o delírio da torcida. O lance foi checado pelo VAR e houve uma segunda vibração após a confirmação.

Luciano Rodríguez marcou o gol do título para a Celeste
Luciano Rodríguez marcou o gol do título para a Celeste

O apito final desencadeou a festa em campo e nas arquibancadas, onde a torcida uruguaia voltou a comemorar um título 12 anos depois de gritar 'é campeão' com a seleção principal na Copa América da Argentina-2011.

A Itália se resignou a terminar o Mundial Sub-20 com a esperança de ter uma nova safra que poderá recolocar seu país no caminho das vitórias, após anos de grandes fracassos, com a ausência nas Copas do Mundo de 2018 e 2022.

Do outro lado, seguindo os passos da geração de Diego Forlán, Luis Suárez e Edinson Cavani, os "gurises" (meninos) de Broli levaram o Uruguai novamente ao topo, despertando a mística de "La Celeste".

De supermercado a empresa de coleta de lixo: veja as dívidas bizarras que os clubes já tiveram

" gallery_id="6480b8714b495533d9000444" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/futebol/e-campeao-uruguai-vence-a-italia-e-conquista-o-mundial-sub-20-de-forma-inedita-11062023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.