Duelo de artilheiros veteranos será uma das marcas do Mineiro 2019
Ricardo Oliveira, de 39 anos, e Fred, de 35, são os destaques de Atlético-MG e Cruzeiro, respectivamente, para o Estadual. América terá Neto Berola, de 31
Futebol|Cesar Sacheto, do R7
O Campeonato Mineiro de 2019 deve ser marcado novamente por uma disputa entre artilheiros consagrados e veteranos. Ricardo Oliveira (Atlético-MG) e Fred (Cruzeiro) são as grandes estrelas dos dois principais clubes do Estado e devem ser protagonistas da competição, que começa neste sábado (19).
Leia também
Sem títulos em 2018, Atlético-MG fortalece defesa para temporada
Calejado, Cruzeiro quer Libertadores após 4 títulos nacionais em 6 anos
Na seca! Times vivem jejuns de títulos estaduais pelo Brasil
Cruzeiro perto de confirmar Rodriguinho e Marquinhos Gabriel
Galo regulariza todos os reforços para a estreia no Mineiro 2019
O Atlético-MG repatriou alguns nomes importantes e que já fizeram sucesso com a camisa do clube. Entre eles, o zagueiro Réver, campeão da Copa Libertadores de 2013 e da Copa do Brasil de 2014.
“O que construímos aqui no Atlético naquele período foi fantástico, mas a gente não pode se apegar tanto ao que fizemos, até porque a vida segue e o futebol é muito dinâmico. Estou aqui novamente para editar uma nova história. Esse é o meu desejo, essa é minha motivação”, enfatizou o zagueiro no retorno ao Galo.
Já o Cruzeiro, atual campeão estadual, terá que lidar com a perda de um dos maiores astros: o meia-atacante Arrascaeta, negociado com o Flamengo por R$ 63 milhões. A saída do jogador, apesar de render bastante dinheiro ao clube, foi bastante traumática.
No entanto, a equipe celeste poderá contar com a experiência de Fred, o "Rei dos Stories" no Instagram, que se contundiu gravemente na semifinal do Estadual passado.
O técnico Mano Menezes também terá o talento de Thiago Neves, meia que esteve perto de deixar a Toca da Raposa para jogar no Grêmio.
Curta a página do R7 Esportes no Facebook
A manutenção da base é vista com bons olhos pelo elenco. O meia Rafinha acredita que a continuidade facilita o trabalho do grupo.
"Os jogadores se conhecem, conhecem a comissão técnica. A maioria continua, o pessoal se gosta. Algumas vezes estava previsto para treinar com bola, mas, pelo cansaço, mudou. E o fato de todos estarem juntos facilita”, avaliou o jogador,
O América-MG, rebaixado no Campeonato Brasileiro de 2018, também aposta na experiência para fazer uma boa campanha. A diretoria contratou o atacante Neto Berola, de 31 anos, que teve uma boa passagem pelo Atlético-MG entre 2010 a 2014. O time será dirigido pelo técnico Givanildo de Oliveira.
Regulamento
O Mineiro da 1ª Divisão (Módulo I) será disputado em quatro fases: classificatória, quartas de final, semifinal e final. o término está previsto para o dia 21 de abril.
Veja mais: Copa América e muito mais! Confira aqui o calendário esportivo de 2019
Serão 16 concorrentes ao título: América-MG, Atlético-MG, Boa, Caldense, Patrocinense, Cruzeiro, Guarani, Tombense, Tupi, Tupynambas, URT e Villa Nova.
Todos os clubes se enfrentarão uma vez, em turno único, classificando-se os oito melhores colocados. A partir das quartas de final, os vencedores serão definidos no sistema de mata-matas.
VAR
A competição terá como novidade a implementação do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo, na sigla em inglês) a partir da fase semifinal. A utilização do recurso foi solicitada pela FMP (Federação Mineira de Futebol) e autorizada pela CBF.
Campeões
O Atlético-MG é o clube com o maior número de títulos no Estado: 44 conquistas. O Cruzeiro tem 37 e o América-MG outros 16 títulos. O Villa Nova, da cidade de Nova Lima, tem cinco conquistas.
Negócio fechado! Veja as contratações do mercado da bola: