Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Destaque do Botafogo, Júnior Santos é ex-pedreiro e foi descoberto 'sem querer'

O atacante marcou os dois gols diante do América-MG e deixou o Fogão ainda mais próximo do título brasileiro

Futebol|Do Live Futebol BR

Júnior Santos vive grande momento no Botafogo
Júnior Santos vive grande momento no Botafogo

Responsável por deixar o Botafogo mais próximo do tricampeonato brasileiro, com os dois gols marcados nesta quarta-feira (18) na vitória sobre o América-MG, por 2 a 1, em Belo Horizonte (MG), o atacante Júnior Santos surgiu "sem querer" no futebol.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram


Nascido em Conceição do Jacuípe, no interior da Bahia, Júnior Santos foi para Salvador (BA) quando tinha 20 anos e passou a trabalhar como servente de pedreiro. O futebol foi aparecendo aos poucos na sua vida.

Leia também

Destaque no amador de Salvador (BA), ele foi convidado por um amigo para tentar ser jogador em São Paulo. Vendeu o pouco que tinha e pegou a estrada. A primeira oportunidade foi no Osvaldo Cruz, que disputava a Segundona do Campeonato Paulista (equivalente à quarta divisão).


O empresário Edvaldo Ferraz contou à reportagem do portal R7 que havia sido chamado por um scout para acompanhar outro atleta durante o jogo entre o Osvaldo Cruz e o Manthiqueira. No entanto, quem chamou atenção foi Júnior Santos, que na época era conhecido como Berimbau, em homenagem a sua cidade natal.

"Me convidaram para assistir um camisa 9, que não era o Júnior Santos. Esse jogo foi em São José dos Campos. O Júnior jogava pela direita, descendo muito, recompondo, e me chamou a atenção. Acabou o jogo, fui perto do vestiário, conversei com o presidente do Osvaldo Cruz e perguntei a situação dele", contou Ferraz, que continuou:


"Conversei com o Júnior, e ele me contou que estava voltando para a Bahia, por causa da idade, da família. Eu falei: 'Você não vai voltar, eu tenho um projeto para você'. Comprei chuteira e conversei com o Juninho Paulista, que abriu as portas do Ituano. No final da temporada, o Juninho disse que ele estava treinando muito bem e que queria inscrevê-lo no Campeonato Paulista. Esse foi seu primeiro contrato".

A carreira

Sem ter feito categorias de base, Júnior Santos assinou seu primeiro contrato como jogador profissional aos 23 anos. Depois do Ituano, o atacante defendeu a Ponte Preta e o Fortaleza antes de ir para o futebol japonês, onde atuou por Kashiwa Reysol, Yokohama Marinos e Sanfrecce Hiroshima.

Júnior Santos retornou ao Brasil no ano passado justamente para o Botafogo, quando foi peça importante na arrancada para escapar do rebaixamento. No início de 2023, foi contratado pelo Fortaleza, mas ficou pouco tempo e, a pedido do então técnico Luis Castro, iniciou sua segunda passagem pelo Fogão em março.

Depois de um bom início, o atacante sofreu com problemas físicos e perdeu espaço com a chegada de Bruno Lage, que não durou muito. A troca na comissão técnica — Lúcio Flávio foi efetivado — fez Júnior Santos voltar a ser protagonista no Botafogo. Nos dois últimos jogos, foram três gols e uma assistência.

O próximo jogo do Fogão é no sábado (21), contra o Athletico-PR, no Nilton Santos, e a torcida espera voltar a cantar: "Plunct plact zum! Júnior Santos vai fazer mais um!", inspirada na música O Carimbador Maluco, de Raul Seixas.

Após vitória, Botafogo tem mais de 90% de chance de ser campeão; veja projeções de todos os times

" gallery_id="64d14034cd77c029dc000174" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/futebol/destaque-do-botafogo-junior-santos-e-ex-pedreiro-e-foi-descoberto-sem-querer-19102023"]

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.