Decisões pela Libertadores e Sul-Americana: como chegam os times para as oitavas de final
Com brasileiros em destaque, confrontos do mata-mata começam nesta terça (12) com jogos de ida; veja a situação de cada equipe
Futebol|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

As oitavas de final da Libertadores e da Copa Sul-Americana começam nesta terça-feira (12). Seis clubes brasileiros disputam a primeira competição: Botafogo, Flamengo, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e São Paulo. Já Atlético-MG e Fluminense duelam na segunda.
Após mais de dois meses do sorteio do mata-mata, realizado em 2 de junho, os jogos de ida ocorrem até esta quinta-feira (14). As partidas de volta estão marcadas para a semana seguinte, entre os dias 19 e 21.
Leia mais
Libertadores: raio-x dos brasileiros
São Paulo enfrenta desafio contra Atlético Nacional
O São Paulo, dono da segunda melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, com quatro vitórias e dois empates, chega invicto, mas com mudanças significativas.
O técnico Luis Zubeldía deixou o clube durante a parada para o Mundial de Clubes, e Hernán Crespo, que levou o Tricolor às quartas em 2021, assumiu o comando.
Crespo mudou o esquema tático para três zagueiros, e o time conta com os reforços dos atacantes Juan Dinenno e Gonzalo Tapia, ambos reservas.
Entre as saídas, o goleiro Jandrei, o lateral Igor Vinícius e o meia Liziero foram dispensados, enquanto o jovem Matheus Alves foi vendido ao CSKA. Lucas Moura, recuperado de lesão, deve jogar, mas com minutos limitados.
No Brasileirão, o São Paulo é o 7º colocado, com 28 pontos, e vive boa fase após flertar com a zona de rebaixamento.
O adversário nas oitavas é o Atlético Nacional, da Colômbia, em confronto que remete à polêmica eliminação na semifinal de 2016. O jogo de ida será nesta terça, às 21h30, em Medellín, e a volta está marcada para o dia 19, no Morumbis.
Botafogo encara LDU com elenco reformulado
Atual campeão da Libertadores, o Botafogo enfrenta a LDU, do Equador, em confronto considerado acessível, mas com desafios.
Após a saída do técnico Renato Paiva, demitido após eliminação no Mundial de Clubes, Davide Ancelotti, filho do treinador da seleção brasileira, assumiu. O clube também perdeu o atacante Igor Jesus e o zagueiro Jair para o Nottingham Forest, além de Gregore, transferido ao Al Rayyan.
Para reforçar o elenco, o Alvinegro contratou Danilo, por R$ 142 milhões, além de Arthur Cabral, Joaquín Correa, Álvaro Montoro, Kaio Pantaleão e o goleiro Neto, ex-Barcelona.
Em campo, a equipe briga pelo G-4 no Brasileirão, com vitória recente por 5 a 0 sobre o Fortaleza, e avançou às quartas da Copa do Brasil. O jogo de ida contra a LDU será nesta quinta, às 19h, no Nilton Santos, com a volta no dia 21, em Quito.
Palmeiras busca superar turbulências contra Universitario
O Palmeiras, líder da fase de grupos com 100% de aproveitamento, enfrenta o Universitario, do Peru, nas oitavas. Apesar do favoritismo, o time de Abel Ferreira vive momento conturbado após a eliminação na Copa do Brasil para o Corinthians.
As saídas de Richard Ríos, para o Benfica, e Estêvão, para o Chelsea, enfraqueceram o elenco, mas a diretoria trouxe o lateral Khellven, ex-Athletico-PR, e o atacante paraguaio Ramón Sosa, ex-Nottingham Forest.
No Brasileirão, o Verdão é o 3º colocado, com 36 pontos, e vem de vitória por 2 a 1 sobre o Ceará.
A ida contra o Universitario será nesta quinta, às 21h30, em Lima, com a volta no dia 21, no Allianz Parque. Um possível confronto com o River Plate nas quartas é visto como o primeiro grande teste.
Fortaleza tenta surpreender Vélez Sarsfield
O Fortaleza enfrenta o Vélez Sarsfield, da Argentina, como zebra. Após a saída do técnico Juan Pablo Vojvoda, Renato Paiva, ex-Botafogo, assumiu.
O clube reforçou o ataque com Yeison Guzmán, Tuco Herrera e Adam Bareiro, mas perdeu o zagueiro David Luiz e os meias Pol Fernández, Pedro Augusto e Calebe.
No Brasileirão, o Leão luta contra o rebaixamento após goleada por 5 a 0 sofrida para o Botafogo. O jogo de ida será nesta terça, às 19h, no Castelão, com a volta no dia 19, em Buenos Aires.
Flamengo e Internacional fazem confronto brasileiro
No único duelo entre brasileiros, Flamengo e Internacional se enfrentam na quarta (13), às 21h30, no Maracanã.
O Flamengo, líder do Brasileirão com três pontos de vantagem, investiu em reforços como Samuel Lino, Saul, Emerson Royal e Carrascal, mas perdeu Gerson e Wesley.
O Inter, 11º no Brasileirão, vive momento turbulento com eliminações na Copa do Brasil e apenas três vitórias em nove jogos desde a fase de grupos. O único reforço foi o volante Alan Rodríguez. A volta está marcada para o dia 20, no Beira-Rio.
Sul-Americana: Atlético-MG e Fluminense na disputa
Atlético-MG enfrenta Godoy Cruz com apoio da torcida
O Atlético-MG, comandado por Cuca, enfrenta o Godoy Cruz, da Argentina, nesta quinta, às 19h, na Arena MRV, pelo jogo de ida da Sul-Americana.
O zagueiro Lyanco, capitão na ausência de Hulk, ressaltou em entrevista coletiva a importância de um bom resultado em casa. Cuca elogiou a liderança e qualidade técnica do defensor, que soma 59 jogos e 4 gols pelo clube.
Gustavo Scarpa, alvo de especulações do Al-Taawoun, permanece no elenco, com 104 jogos, 11 gols e 19 assistências. No Brasileirão, o Galo empatou recentemente em 1 a 1 com o Vasco, e agora ocupa a 10 posição, com 24 pontos.
Fluminense busca título inédito contra América de Cali
O Fluminense enfrenta o América de Cali, da Colômbia, nesta terça, às 21h30, no Estádio Pascual Guerrero. Renato Gaúcho poupou titulares no empate com o Bahia pelo Brasileirão, onde o Flu é 9º com 24 pontos.
O treinador põe importância na necessidade de avançar na Sul-Americana e na Copa do Brasil, onde o time está nas quartas. A diretoria vê o torneio continental como chance de título inédito. A volta será no dia 19, no Maracanã.