Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Decepções na Europa, brasileiros vivem melhor fase da carreira em retorno ao país

Vitor Roque, do Palmeiras, e Kaio Jorge, do Cruzeiro, são exemplos de jogadores que despontaram após passagens apagadas

Futebol|Carol Malheiro*, do R7

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Vitor Roque e Kaio Jorge se destacam no Brasil após passagens decepcionantes na Europa.
  • Roque, do Palmeiras, engatou uma ótima fase, participando de seis gols nos últimos jogos.
  • Kaio Jorge, artilheiro do Campeonato Brasileiro, foi convocado para a seleção após 15 gols pela equipe do Cruzeiro.
  • Pela trajetória similar, Guilherme Arana e Pedro também tiveram bons retornos ao Brasil após experiências frustrantes na Europa.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Vitor Roque e Kaio Jorge são os maiores destaques desta temporada no Brasileirão Montagem R7/Cesar Greco/Palmeiras - 04.05.2025/Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Jogadores brasileiros que tiveram passagens frustradas na Europa estão recuperando o bom futebol nesta temporada e voltando ao radar da seleção brasileira. Com grande prestígio, nomes que saíram cedo do Brasil voltaram ao país antes do previsto, mas não se deixaram abalar pela fase apagada no velho continente e recuperaram as próprias carreiras.

Após uma passagem decepcionante pelo futebol espanhol, muitas críticas e expectativas frustradas, Vitor Roque reencontrou a boa fase, que o tornou uma das promessas mais estimadas do futebol brasileiro nos últimos anos. No Palmeiras, o “Tigrinho” forma uma dupla de ataque letal com o argentino Flaco López e engatou a melhor sequência do ano.

Mas o atacante demorou para corresponder às expectativas, principalmente, pela pressão de ser a contratação mais cara da história do Palmeiras. Nas primeiras 31 partidas pelo clube, Roque só participou de quatro gols, enquanto, nos últimos cinco jogos, ele teve participação direta em seis gols. O camisa 9 se encontrou como garçom da equipe alviverde em um novo sistema do técnico Abel Ferreira.

Artilheiro do Brasileirão teve passagem apagada na Itália

Outro centroavante que não se deu bem na Europa, mas vive grande fase no futebol nacional é o artilheiro do Brasileirão, Kaio Jorge. Ele chegou ao Cruzeiro no meio da temporada passada após ser mal aproveitado na Juventus e ter um empréstimo discreto pelo Frosinone.


De volta a solo brasileiro, o jogador demorou pouco mais de uma vez para marcar o primeiro gol com a camisa do Cabuloso. E foi nessa temporada, que, de fato, o atleta começou a se destacar com a titularidade absoluta, a artilharia de 15 gols no Brasileiro e a convocação para a seleção brasileira.

Inclusive, o período do atacante na Europa foi citado por Carlo Ancelotti durante a convocação como um fator positivo. O treinador italiano elogiou a fase goleadora de Kaio Jorge e destacou a experiência do artilheiro de apenas 23 anos.


“Um atacante muito jovem, que tem experiência, porque já jogou na Itália. Então, creio que ele pelo que está fazendo, merece estar com a equipe nacional.”, disse o técnico.

Camisa 9 do Flamengo também foi mal na Itália

Pedro vive melhor fase da carreira no Flamengo, clube no qual fez e continua a fazer história Gilvan de Souza/Flamengo

Pedro, que hoje é um dos principais atacantes brasileiros em atividade, também foi pouco aproveitado na Itália, com apenas quatro jogos pela Fiorentina. Após surgir como um grande destaque no Fluminense, o atacante retornou ao futebol carioca, desta vez, para o rival e fez história no Rubro-Negro.


Com quase 300 jogos com a camisa do Flamengo, o atleta conquistou quase tudo na carreira, incluindo uma Libertadores, duas Copas do Brasil e um Brasileirão. Devido ao destaque que recebeu nas campanhas vitoriosas do clube, Pedro fez parte da seleção brasileira na última Copa do Mundo e acertou a cobrança decisiva diante da Croácia nas quartas de final.

Lateral do Galo viveu fase relâmpago na Europa

Titular no Atlético-MG com mais de 200 partidas, Guilherme Arana viveu um momento de ascensão no clube desde a chegada ao clube em 2023. Filho do Terrão, o jogador foi mal aproveitado no Sevilla, da Espanha, e jogou apenas quatro partidas na Atalanta.

De volta ao Brasil, Arana também voltou ao radar da seleção brasileira, foi convocado para disputar a Copa América de 2024 e foi um nome cotado na última lista de Ancelotti.

Destaque recente também pode entrar para lista

Outro atleta do Galo que caminha para ter uma reviravolta na carreira após decepcionar na Espanha é Reinier, recém-chegado ao clube, que já agrada o torcedor do Galo. A promessa rubro-negra tem apenas 23 anos, apesar de já ter jogado por cinco clubes na passagem pela Europa.

Emprestado pelo Real Madrid, ele passou por Borussia Dortmund, Girona, Frosinone e Granada, sem ter destaque por nenhum clube.

*Sob supervisão de Camila Juliotti

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.