De 'senhor Libertadores' a 'rei da Copa do Brasil': Sobis e sua estrela

Atacante do Internacional é um dos jogadores mais vencedores do Brasil nos últimos anos e tenta outra taça com o clube em que levou duas Libertadores

Rafael Sobis é um dos grandes ídolos da história do Inter

Rafael Sobis é um dos grandes ídolos da história do Inter

Divulgação/Internacional

Poucos jogadores têm um currículo tão vitorioso quanto Rafael Sobis. O jogador, hoje em dia com 34 anos, é simplesmente campeão brasileiro, bicampeão da Libertadores, campeão mexicano e, nesta quarta-feira, pode se tornar tricampeão da Copa do Brasil. E de maneira consecutiva.

Parte do elenco do Cruzeiro nos últimos dois anos, o atacante foi protagonista principalmente na edição de 2017 da Copa do Brasil. Além de ser campeão, ainda foi um dos artilheiros da competição, com cinco gols. No ano seguinte, já não tinha a mesma importância no time comandado por Mano Menezes, mas mesmo assim participou da campanha que deu o bicampeonato à equipe mineira.

Talvez a falta de protagonismo no Cruzeiro tenha sido o principal motivo para Sobis então decidir retornar ao Internacional, clube que o projetou para o futebol e onde ganhou o apelido de "senhor Libertadores". Também, pudera. Pelo clube gaúcho, ele foi bicampeão do torneio continental. Ele ainda foi vice-campeão do torneio em 2015, pelo Tigres, do México.

E é justamente em seu time "de coração" que Rafael Sobis busca o tricampeonato da Copa do Brasil. Sem ser titular absoluto, mas sendo importante pelos gols e, principalmente, pela liderança dentro de campo, o atacante é peça-chave nos planos do técnico Odair Hellmann, que busca seu primeiro título de maior relevância na carreira.

Odair, aliás, em desvantagem na final, já que o Athletico-PR venceu o jogo de ida por 1 a 0, pode apostar no retrospecto para lá de estrelado de Sobis em decisões. O atual camisa 23 do Inter fez gols em nada menos do que cinco finais que disputou ao longo da carreira. Em quatro delas, ajudou o Colorado a ser campeão.

Com CR7 dominando quase tudo, veja curiosidades da Champions