Cruzeiro vira líder do Brasileirão e consolida retomada após anos de pesadelo na Série B
Cabuloso bateu o Fluminense por 2 a 0 e assumiu ponta da tabela depois de tropeços de Flamengo, Palmeiras e RB Bragantino
Futebol|Do R7

Quem vê o Cruzeiro assumindo a liderança da Série A do Campeonato Brasileiro na 14ª rodada, não imagina que, há cinco anos, o clube mineiro vivia os momentos mais dramáticos de sua história centenária. O time que hoje encanta o Brasil e conta com o brilho de jogadores como Kaio Jorge e Matheus Pereira, ficou três anos na Série B depois de ser rebaixado em 2019 e só voltou a ter protagonismo após se tornar SAF.
No ano da queda, a situação do Cruzeiro era caótica. Atolado em dívidas e com um elenco caríssimo, essa equação entrou em ebulição e o time que vinha de duas conquistas de Copa do Brasil se viu diante de um precipício. O rebaixamento foi a pá de cal para um time que, após anos de irresponsabilidade financeira, enfim viu a conta chegar. E o preço foi caríssimo.
Foram três anos consecutivos na segunda divisão nacional. Foi só após se tornar SAF que as coisas começaram a mudar. Primeiro, veio a gestão de Ronaldo Fenômeno, que “acertou a casinha” e conseguiu enfim fazer o time mineiro voltar à elite nacional. O retorno à Série A veio em 2024, mas o Fenômeno era muito criticado por uma torcida que ansiava por times mais fortes.
O ex-jogador então vendeu o clube para Pedro Lourenço, conhecido como “Pedrinho BH”, dono de uma famosa rede de supermercados em Minas Gerais. Cruzeirense e apaixonado pelo clube, o novo gestor abriu os cofres e começou a montar o time que hoje é líder do Brasileirão.
Leia mais
No ano passado, o Cruzeiro terminou em nono colocado e chegou até a final da Copa Sul-Americana. Entre erros e tropeços, Fernando Diniz, técnico ao final da temporada, foi mantido. No entanto, logo no início do ano o treinador já foi demitido e, para seu lugar, Pedrinho foi atrás de um técnico internacional: Leonardo Jardim.
Para 2025, o Cabuloso fez altos investimentos e, mesmo que alguns não tenham dado certo, como no caso de Dudu, o saldo é mais que positivo. O Cruzeiro bateu neste ano os principais adversários que brigam na parte mais alta da tabela do Brasileirão. Além disso, bateu também todos os clubes que representaram nosso futebol na Copa do Mundo de Clubes.
O trabalho de Leonardo Jardim consolida o retorno de um gigante do futebol brasileiro. O Cruzeiro volta a seu devido lugar. Brigando por títulos, jogando um futebol convincente, e não se contentando com nada além da vitória.
Para continuar embalado e na liderança do Brasileirão, o Cabuloso recebe no domingo (20), às 16h (de Brasília), no Mineirão, a equipe do Juventude, pela 15ª rodada. A equipe mineira tem 30 pontos na competição, três a mais que Flamengo e RB Bragantino, segundo e terceiro colocados, respectivamente. O Bahia, com 24, completa o G4.