Seleção brasileira, então com Ronaldo Fenômeno, foi campeã pela última vez em 2002
LUCAS FIGUEIREDO/DIVULGAÇÃO/CBF - 30/6/2022A relação do torcedor com a seleção brasileira não era das melhores até pouco tempo atrás. Não era. A menos de três meses para o início da Copa do Mundo, o cenário mudou. Segundo o estudo “Quem torce também joga”, sete em cada dez apaixonados por futebol acreditam que a equipe de Neymar e companhia conquistará o hexacampeonato no Catar 2022.
O material, elaborado pela agência de pesquisas Apoema, foi publicado no fim do mês passado. Ao todo, mil pessoas ao redor do país responderam a questionários online e presencialmente. Além de números sobre o comportamento de torcedores, o trabalho autoral também apontou para uma desconexão das pessoas com a Copa.
Em um caminho que envolveu estudos já publicados, uma análise sócio-histórica e só depois as etapas quantitativas e qualitativas, concluiu-se que, para as pessoas em geral, há uma importância no ato de torcer além do envolvimento com o jogo em si. A herança familiar e mesmo a válvula de escape para a rotina diária também fazem parte desse universo.
“A Copa do Mundo carrega muitos símbolos. Com essa pesquisa, percebemos que é muito mais do que torcer apenas. E, mais do que isso, dentro desse recorte, 71% dos torcedores apontam a seleção como favorita para o título com base em suas análises, estudos dos times e por aí vai”, disse a fundadora e head de pesquisa e conteúdo da Apoema, Julia Ades.
Trabalho mostrou que havia desconexão dos torcedores com Copa e seleção brasileira
ALEX RAMOS/DIVULGAÇÃO/CBF - 21/6/2022Julia entende que havia um certo distanciamento do time pentacampeão, campeão pela última vez em 2002, ainda com Ronaldo Fenômeno em campo, com o seu torcedor. Ainda assim, segundo os números levantados, 62% dos entrevistados nunca deixaram de acompanhar o time verde-amarelo.
Sobre verde e amarelo, Luiz Carvalho, o Vasco, é um dos membros do Movimento Verde Amarelo, a primeira torcida organizada nacional da seleção. Para ele, a ausência de títulos foi o fator fundamental para que o torcedor tivesse se distanciado da maior campeã de Copas do Mundo.
“A torcida brasileira tem perdido uma conexão com a seleção brasileira. Isso é fato. Não tem nem discussão. Mas, para mim, tem um principal e de que não se fala tanto: o Brasil parou de ganhar Copa do Mundo”, disse Vasco, que espera ter a maior torcida de um país no Catar. “Dá para ver que estou um pouquinho empolgado por essa Copa.”
Entre os que acreditam no hexa e os que ainda são céticos com a equipe do técnico Tite, 55% dos torcedores apaixonados nunca foram ao estádio, mas sonham em acompanhar de perto uma Copa do Mundo. Talvez por isso, diferentemente da facilidade de assistir a um jogo de time, 32% dos entrevistados gostam de formar a sua própria torcida para acompanhar uma partida da seleção.
A seleção brasileira estreia em 24 de novembro contra a Sérvia, pelo Grupo G. Quatro dias depois, enfrenta a Suíça e termina a primeira fase contra Camarões, em 2 de dezembro.
Astros chegam em alto nível para o maior desfile de talentos do futebol mundial