Messi, além de campeão, foi eleito melhor jogador do Mundial de 2022
REUTERS/Hannah Mckay
No momento de maior importância da sua carreira no futebol, com a conquista da Copa do Mundo, Lionel Messi se destacou por outro fator na hora de erguer a taça no Lusail Stadium. O capitão da Argentina recebeu do emir catari Tamim bin Hamad al-Thani um acessório real que chamou a atenção de quem acompanhava a premiação.
A peça é conhecida como "bisht", que é uma capa masculina vestida sobre um thobe, túnica que cobre até o tornozelo e é usada no mundo árabe. O manto é um símbolo da realeza no Catar.
Lionel Messi usou a Copa do Mundo no Catar para quebrar recordes no futebol e na seleção
REUTERS/Kai PfaffenbachO acessório utilizado por Messi é usado apenas em ocasiões formais, sendo a veste mais tradicional dos trajes para membros das famílias reais dos países do Oriente Médio. A peça monarca é feita à mão, e até oito pessoas trabalham para a sua produção. Por se tratar de uma veste real, o manto é bordado com fios de ouro.
Atual emir do Catar e responsável por entregar o presente a Lionel Messi, o xeque Tamim bin Hamad bin Khalifa Al-Thani esteve presente no estádio Lusail para assistir à final da Copa do Mundo entre França e Argentina.
O emir é casado com três mulheres, com as quais tem onze filhos. A família Al-Thani, a mais poderosa do país, é dona de uma fortuna avaliada em bilhões. Tamim bin Hamad é um grande apreciador de esportes e fundou a "Qatar Sport Investments", grupo responsável por comprar o Paris Saint-Germain.
Copa faz justiça e consagra um gênio: veja sete momentos de Messi, campeão do Mundo