Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba o que é 'bisht', manto real usado por Messi para erguer a taça da Copa

Traje utilizado pelo capitão e camisa 10 da Argentina é um símbolo da realeza no Catar

Copa do Mundo|

Messi, além de campeão, foi eleito melhor jogador do Mundial de 2022
Messi, além de campeão, foi eleito melhor jogador do Mundial de 2022 Messi, além de campeão, foi eleito melhor jogador do Mundial de 2022

No momento de maior importância da sua carreira no futebol, com a conquista da Copa do Mundo, Lionel Messi se destacou por outro fator na hora de erguer a taça no Lusail Stadium. O capitão da Argentina recebeu do emir catari Tamim bin Hamad al-Thani um acessório real que chamou a atenção de quem acompanhava a premiação.

A peça é conhecida como "bisht", que é uma capa masculina vestida sobre um thobe, túnica que cobre até o tornozelo e é usada no mundo árabe. O manto é um símbolo da realeza no Catar.

Lionel Messi usou a Copa do Mundo no Catar para quebrar recordes no futebol e na seleção
Lionel Messi usou a Copa do Mundo no Catar para quebrar recordes no futebol e na seleção Lionel Messi usou a Copa do Mundo no Catar para quebrar recordes no futebol e na seleção

O acessório utilizado por Messi é usado apenas em ocasiões formais, sendo a veste mais tradicional dos trajes para membros das famílias reais dos países do Oriente Médio. A peça monarca é feita à mão, e até oito pessoas trabalham para a sua produção. Por se tratar de uma veste real, o manto é bordado com fios de ouro.

Atual emir do Catar e responsável por entregar o presente a Lionel Messi, o xeque Tamim bin Hamad bin Khalifa Al-Thani esteve presente no estádio Lusail para assistir à final da Copa do Mundo entre França e Argentina.

Publicidade

O emir é casado com três mulheres, com as quais tem onze filhos. A família Al-Thani, a mais poderosa do país, é dona de uma fortuna avaliada em bilhões. Tamim bin Hamad é um grande apreciador de esportes e fundou a "Qatar Sport Investments", grupo responsável por comprar o Paris Saint-Germain.

Copa faz justiça e consagra um gênio: veja sete momentos de Messi, campeão do Mundo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.