Copa do Mundo Nascida na Argentina, rainha da Holanda torcerá contra país natal na Copa do Mundo

Nascida na Argentina, rainha da Holanda torcerá contra país natal na Copa do Mundo

Máxima se casou com o então príncipe herdeiro Willem-Alexander em 2001; as duas seleções se enfrentam nas quartas de final

AFP
Rainha Máxima nasceu em Buenos Aires e vai torcer contra a Argentina nas quartas de final

Rainha Máxima nasceu em Buenos Aires e vai torcer contra a Argentina nas quartas de final

Reprodução Instagram/@koninklijkhuis

A rainha Máxima da Holanda torcerá pela seleção laranja no jogo das quartas de final da Copa do Mundo do Catar, contra a Argentina, país natal da monarca, segundo garantiu nesta segunda-feira (5) um porta-voz do Serviço de Informações do governo holandês (RVD).

"Como holandesa e rainha da Holanda, vai torcer pela Holanda", afirmou o porta-voz ao jornal holandês De Telegraaf, que repassou a pergunta ao RVD antes do jogo marcado para a próxima sexta-feira.

Máxima, nascida em Buenos Aires, adquiriu a nacionalidade holandesa por meio de processo acelerado em abril de 2001, um mês antes de se casar com o então príncipe herdeiro, Willem-Alexander. Ambos se tornaram reis da Holanda em 2013, após a abdicação da rainha Beatrix.

No entanto, a dupla nacionalidade de Máxima sempre foi uma fonte de discórdia na Holanda, especialmente entre os políticos de direita, mas a lei argentina não permite que a rainha renuncie à sua nacionalidade de nascimento, razão pela qual ela mantém ambas.

Esta não é a primeira vez desde que Máxima é rainha que a seleção holandesa enfrenta os argentinos em uma Copa do Mundo, uma vez que o mesmo duelo aconteceu em 2014, quando empataram em 0 a 0 nas semifinais antes de a Argentina vencer por 4 a 2 nos pênaltis.

Diante da polêmica pelo fato de o Catar sediar a Copa do Mundo de 2022 e das críticas às violações de direitos humanos no país, o rei e a rainha da Holanda não viajaram a Doha para torcer pela seleção, e também não está claro se os monarcas aceitariam ir até lá no caso hipotético de o time comandado por Louis Van Gaal chegar à final.

De Willie a La'eeb: relembre mascotes das Copas do Mundo

Últimas