Entenda como vai funcionar o sorteio da Copa do Mundo 2026
Sorteio começará com a definição das chaves dos anfitriões
Copa do Mundo|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Fifa realiza nesta sexta-feira (5) a partir das 14h, em Washington, o sorteio que vai definir os grupos da Copa do Mundo de 2026. As 48 seleções participantes, incluindo as 22 que ainda disputam as seis vagas da repescagem, conhecerão suas primeiras adversárias. A definição dos estádios e dos horários das partidas ficará para sábado (6).
As equipes foram divididas em quatro potes com base no ranking da Fifa. O pote 1 reúne Canadá, México e Estados Unidos, países-sede e únicos que já sabem onde jogarão na estreia, além das nove seleções mais bem colocadas no ranking Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha. Os demais potes seguem o mesmo critério.
O último ainda tem indefinições porque inclui as vagas Fifa 1 e Fifa 2, e Uefa 1, 2, 3 e 4, que serão preenchidas pelas repescagem internacional e europeia.
LEIA MAIS
A internacional ocorrerá em março no México. Nova Caledônia, Jamaica, República Democrática do Congo, Bolívia, Suriname e Iraque disputam duas vagas.
Na Europa, 16 seleções jogam em mata-mata por quatro lugares no Mundial. Itália, Dinamarca, Turquia, Ucrânia, Polônia, País de Gales, República Tcheca, Eslováquia, Irlanda, Albânia, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Suécia, Romênia, Macedônia do Norte e Irlanda do Norte seguem na disputa.
O sorteio começará com a definição dos grupos dos anfitriões. O México será o cabeça de chave do Grupo A, o Canadá estará no Grupo B e os Estados Unidos no Grupo D. Eles serão identificados por bolas verde, vermelha e azul. Em seguida serão sorteadas as outras seleções do pote 1 para os grupos C, E, F, G, H, I, J, K e L.
Há restrições. Espanha e Argentina, líder e vice do ranking da Fifa, serão colocadas em lados opostos do chaveamento, e o mesmo ocorrerá com França e Inglaterra, terceira e quarta colocadas. Assim, a Fifa tenta evitar confrontos entre essas seleções antes da final marcada para 19 de julho.
Depois disso serão sorteados os potes 2, 3 e 4. As regras impedem que duas seleções da mesma confederação caiam no mesmo grupo, com exceção da Uefa, que tem mais representantes do que o número de grupos. Quatro grupos terão duas seleções europeias. As vagas Fifa 1 e Fifa 2 serão posicionadas de modo a respeitar o limite de um país por confederação em cada chave.
Apresentação
A principal apresentadora do sorteio será a supermodelo alemã Heidi Klum, conhecida também por ser produtora de TV e uma das maiores personalidades da mídia norte-americana.
Essa será a segunda vez que Heidi terá a oportunidade de comandar o evento, já que ela também foi a “chefe” do sorteio da Copa-2006, na Alemanha, seu país de origem.
“Apresentar o sorteio de grupos novamente, depois de ter participado deste evento há 20 anos no meu país natal, é verdadeiramente extraordinário”, festejou.
“Nada une mais o planeta do que a Copa do Mundo, e fazer parte dessa magia novamente, em um palco ainda maior, envolvendo três países anfitriões e 48 seleções, é uma honra incrível”, acrescentou.
Ela será acompanhada pelo comediante Kevin Hart e pelo ator Danny Ramírez, que estrelou diversas produções de cinema de grande sucesso nos últimos anos.
Já o show principal ficará a cargo do tenor italiano Andrea Bocelli, uma das maiores vozes da música clássica na história.
Além de Bocelli, haverá outra apresentação conjunta de dois astros pop: o inglês Robbie Williams e a americana Nicole Scherzinger.
O encerramento da festa ficará a cargo do famoso grupo Village People, que cantará uma de suas canções mais conhecidas: “YMCA”, um dos hinos dos anos 1970.
Ao final da cerimônia estarão definidos os caminhos da etapa inicial da Copa do Mundo que será disputada em Canadá, México e Estados Unidos.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
