Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esportes
Publicidade

Brasil fez último gol de falta em amistoso contra Coreia, adversária das oitavas de final da Copa

Philippe Coutinho, há mais de três anos, contra o mesmo adversário de segunda-feira, registrou marca para seleção

Copa do Mundo|André Avelar, do R7, em Doha, no Catar


Rodrygo cobrou falta, mas a bola ficou na barreira na derrota do Brasil para Camarões
Rodrygo cobrou falta, mas a bola ficou na barreira na derrota do Brasil para Camarões

Não é de hoje que a seleção brasileira vive um jejum de gols de falta. Aos mais otimistas, essa seca pode acabar na segunda-feira (5), no estádio 974, contra os sul-coreanos. O último gol de falta da equipe foi exatamente contra o adversário das oitavas de final da Copa do Mundo 2022.

Na última partida, contra Camarões, Rodrygo foi para a bola e ficou na barreira em cobrança na entrada da área. Ainda no primeiro tempo, pouco depois, foi a vez de Daniel Alves bater por cima do gol. Essas foram as duas únicas chances que a seleção teve de bola parada na frente do gol de Devis Epassy. Quando está em campo, Neymar cobra a maioria das faltas ou, quando muito, reveza com Lucas Paquetá. Ainda assim, faz tempo que não sai um gol de falta.

Últimos gols de falta da seleção brasileira

Amistoso - 19 de novembro de 2019: Brasil X Coreia do Sul - Philippe Coutinho

Jogos Olímpicos - 20 de agosto de 2016: Brasil X Alemanha - Neymar

Publicidade

Competição oficial - 4 de julho de 2014: Brasil X Colômbia - David Luiz

A dificuldade em marcar um gol de falta não está nem na qualidade dos batedores nem na capacidade dos goleiros adversários. A relação tem muito mais a ver com o pouco tempo para treinar tal fundamento, principalmente em competições de tiro curto e que exigem descanso dos jogos em sequência. Por isso, perder 20, 30 minutos em cobranças de falta pode só exigir ainda mais dos jogadores e atrasar a recuperação física.

Publicidade

O último gol de falta pra valer aconteceu na vitória do Brasil sobre a Coreia (3 a 1), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com Philippe Coutinho. O meio-campo do Aston Villa sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda às vésperas da convocação e não pôde ser chamado para o Catar.

Leia também

Três anos antes, na Rio 2016, Neymar marcou um verdadeiro gol de placa no Maracanã, na final olímpica contra a Alemanha. De muito longe, o jogador acertou o ângulo do goleiro e iniciou a caminhada rumo à então inédita medalha de ouro. A partida acabou indo para os pênaltis, e a seleção brasileira levou a melhor.

Publicidade

Mas, em uma competição oficial mesmo, o último jogador a marcar foi David Luiz. Nas quartas de final, na Arena Castelão, o zagueiro cobrou uma falta de muito longe e surpreendeu o goleiro Ospina com uma batida seca e a bola flutuando rumo ao gol. Depois daquela partida, com Neymar machucado, o Brasil foi atropelado pela Alemanha na fase seguinte.

Na primeira fase desta Copa do Mundo, saíram apenas dois gols de falta. Rashford na vitória da Inglaterra sobre o País de Gales, e Luis Chávez no triunfo do México diante da Arábia Saudita. Para efeito de comparação, na Rússia 2018 foram seis gols de falta nos mesmos 64 jogos, dois gols a mais que no Brasil 2014.

A Copa vista de cima! Pelo alto, lances ficam ainda mais incríveis

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.