Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Prejudicado por contusão, Leivinha torce para sobrinho Lucas recontar história da família na Copa do Mundo

Ídolo do Palmeiras se machucou na 1ª fase do Mundial de 1974 e ficou fora dos jogos decisivos

Copa do Mundo 2014|Vinícius Galante, do R7

Depois de 40 anos do tio Leivinha, Lucas (esquerda) pode disputar uma Copa pela seleção brasileira
Depois de 40 anos do tio Leivinha, Lucas (esquerda) pode disputar uma Copa pela seleção brasileira

Lucas Leiva tem uma chance histórica em 2014. Convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para os últimos amistosos da seleção brasileira, o volante do Liverpool pode, 40 anos depois, recontar a história de sua família nas Copas do Mundo.

Ídolo do Palmeiras e tio de Lucas , Leivinha disputou a Copa do Mundo de 1974, mas se contundiu na última partida da primeira fase e ficou de fora das partidas da segunda fase, quando a seleção brasileira do técnico Zagallo acabou eliminada pela surpreendente Holanda.

— Eu sofri um choque com um jogador do Zaire [atual República Democrática do Congo] e machuquei o tornozelo. Infelizmente não pude contribuir com o time contra a Holanda.

Pelé alfineta seleção brasileira: “Está difícil do meio para frente”


Agora, o ex-atacante celebra o fato de o destino ter sido mais camarada com o sobrinho. — Só de ele estar no grupo, eu acho uma grande vitória. Ele passou quase um ano se recuperando de uma contusão no Liverpool.

Seleção supera desconfiança e termina ano como favorita


Leivinha diz que Lucas não precisa de conselhos, mas manda o recado: o importante é estar no grupo. — O Luiz Gustavo está muito bem e deve ser o titular da posição na Copa, mas o Lucas é, com certeza, um reserva à altura.

Laços de família


São raros os casos de famílias com mais de um representante na seleção brasileira em Copas do Mundo. Ademir da Guia disputou a Copa do Mundo de 1974, 46 após seu pai Domingos da Guia ter sido zagueiro na edição de 1938 da competição.

Os irmãos Vieira de Oliveira foram além: 12 anos após ser capitão da seleção na Copa de 1982, Sócrates viu Raí repetir o feito em 1994, mas o representante mais novo do clã acabou a campanha do tetracampeonato na reserva.

Com Lucas, os Leiva têm chance de entrar para o seleto grupo e numa Copa disputada no Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.