Maracanã se torna segundo estádio com maior número de jogos em Copas
Templo do futebol recebeu sua 15ª partida em 84 anos de história da competição
Copa do Mundo 2014|André Avelar, do R7, no Rio
Apesar de o time da Confederação Brasileira de Futebol ter desprezado o Maracanã, o local alcançou uma importante marca nesta Copa do Mundo. O templo do futebol se tornou no último domingo (13), com o título da Alemanha sobre a Argentina o segundo estádio com maior número de partidas nos 84 anos de história da competição.
Alemanha, que não se importou em tomar o lugar de um incompetente Brasil, e Argentina fizeram o 15º jogo no para sempre Maior do Mundo. Os 74.738 torcedores marcaram o novo recorde de público desde a reabertura e presenciaram a história contada sob as mãos e os pés dos campeões.
Inacabado mesmo com a Copa de 1950 em andamento, o Maracanã recebeu oito das 22 partidas disputadas naquele Mundial - diferentemente de hoje, algumas desas partidas eram disputadas de um dia para o outro, sem respiro para o gramado. A mais famosa e mais triste delas, a vitória do Uruguai sobre o Brasil na grande final - episódio esse que graças ao vexame do Mineirazo já foi devidamente minimizado.
O estádio com maior número de jogos de Copas também recebeu duas finais. O igualmente imponente Azteca, na Cidade do México, recebeu 18 partidas. Em 1970, quando uma seleção brasileira muito distante da que diz que representa o País hoje conquistou o título, foram dez partidas. Já em 1986, ano em que Diego Armando Maradona encantou o mundo e a Argentina foi campeã, foram oito partidas.
Técnico pediu para Goetze mostrar que é melhor que Messi antes do gol que deu Copa para Alemanha
Messi não merecia isso, diz Alejandro Sabella
Messi recebe prêmio de melhor da Copa apesar do vice
Ainda no México, o estádio Jalisco, em Guadalajara, aparece na terceira posição dessa lista com 14 partidas. O quarto colocado é o Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, com 12 jogos disputados.
Nesta Copa, craques do quilate de Lionel Messi (Argentina), Andres Iniesta (Espanha), Eden Hazard (Bélgica), Karim Benzema (França), James Rodriguez (Colômbia), Edinson Cavani (Uruguai) e Bastian Schweinsteiger (Alemanha) desfilaram seu talento no templo do futebol. O Brasil confiou demais em nomes que sequer figurariam nessa lista, fugiu das vaias e também acabou sem os aplausos do Maracanã.
Veja os jogos no Maracanã na Copa do Mundo de 2014
4 de julho – França 0 x 1 Alemanha
28 de junho – Colômbia 2 x 0 Uruguai
25 de junho – Equador 0 x 0 França
22 de junho – Bélgica 1 x 0 Rússia
18 de junho – Espanha 0 x 2 Chile
15 de junho – Argentina 2 x 1 Bósnia-Herzegovina
Veja os jogos no Maracanã na Copa do Mundo de 1950:
16 de julho – Brasil 1 x 2 Uruguai
13 de julho – Brasil 6 x 1 Espanha
9 de julho – Brasil 7 x 1 Suécia
2 de julho – Espanha 1 x 0 Inglaterra
1º de julho – Brasil 2 x 0 Iugoslávia
29 de junho – Espanha 2 x 0 Chile
25 de junho – Inglaterra 2 x 0 Chile
24 de junho – Brasil 4 x 0 México