Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Felipão tira da lista de convocados quem se atrasou nas convocações: Ramires e Ronaldinho

Técnico diz que também usou disciplina e comportamento como critérios na convocação

Copa das Confederações 2013|Do R7

"Se eu não ganhar a Copa, sei que o pau vai comer", diz Felipão
"Se eu não ganhar a Copa, sei que o pau vai comer", diz Felipão "Se eu não ganhar a Copa, sei que o pau vai comer", diz Felipão

Bastaram cinco jogos para que o aspecto disciplinador de Luiz Felipe Scolari se tornasse decisivo em suas convocações. A seleção brasileira disputará a Copa das Confederações, a partir do próximo mês, sem os únicos dois jogadores que se atrasaram na apresentação ao técnico: Ramires e Ronaldinho Gaúcho.

O volante do Chelsea estava com lesão na coxa direita em março e já não tinha enfrentado a Itália, na Suíça, mas deveria se apresentar para avaliação dos médicos da Seleção em Londres antes do duelo contra a Rússia. Chegou depois do combinado, foi cortado e nunca mais chamado por Felipão.

Ramires se atrasou mesmo morando em Londres, em situação similar à de Ronaldinho Gaúcho, que reside em Belo Horizonte e, na capital mineira, se apresentou após o horário estipulado para todos os atletas nos treinos antes do duelo contra o Chile, no mês passado. Foi capitão e titular no empate no Mineirão, mas não agradou e ficou fora.

Ronaldinho e Kaká estão fora da lista de convocados para a Copa das Confederações

Publicidade

Conheça todos os convocados

Kaká e Ronaldinho deveriam ficar de fora?

Publicidade

— Levo em consideração as minhas escolhas de acordo com as minhas observações para a equipe. E a observação maior é na parte de disciplina e comportamento que aconteceram na Seleção nesses cinco amistosos conosco.

Leia mais na Gazeta Esportiva

Publicidade

Irritado com o assunto Ronaldinho

Em relação às ausências e a expectativa sobre o rendimento da seleção, Felipão garante que está preparado para as críticas. Para a Copa do Mundo de 2002, Luiz Felipe Scolari foi contra um pedido que dominava a população ao não convocar Romário e provou que escolheu certo ao ser campeão mundial. Para a Copa das Confederações deste ano, o ‘xodó’ vetado foi Ronaldinho Gaúcho, e o técnico sabe: será poupado apenas se conquistar o título. Ele mostrou irritação ao falar da ausência do meia do Atlético-MG durante toda a entrevista em que anunciou os convocados:

— Vai ser diferente? Vai ser diferente? Estou preparado. Convoco quem eu quiser e, se está errado, façam o que quiser.

Cosme: tudo começa a a dar errado

Torcida corneta e pede Ronaldinho e Kaká

Marini: R10 faz tudo no Galo, mas não na seleção

Scolari barrou não só Ronaldinho Gaúcho, mas também Ramires, jogadores que se atrasaram ao se apresentar para a Seleção neste ano. O treinador deixou claro que prioriza um ambiente disciplinado, independentemente do que podem pensar de suas decisões.

— Mesmo que eu leve A, B ou C que todos desejam, se eu não ganhar, o pau vai comer. Sei disso. Então de que adianta agradar A, B ou C e ter dor de barriga?.

O técnico lembrou que Romário, em 2002, não foi sua única discordância em relação à opinião pública.

— Muitas vezes somos contestados pela escolha de A, B ou C. Na seleção portuguesa, fui muito contestado por escalar o Costinha, mas ele me dava tudo aquilo que um volante tem que fazer, dava tranquilidade aos jogadores de meio ao ataque. A validade para o bem estar da equipe é maior que qualquer coisa.

Ausência de Ganso e evolução de Lucas

E Ganso, por que não está na seleção? No início do novo ciclo da Seleção Brasileira, após a Copa do Mundo de 2010, os jovens que mais geraram expectativa foram Paulo Henrique Ganso, Neymar e Lucas. Mas o meia do São Paulo está fora da equipe, o atacante do Santos recebe críticas por suas atuações fora de seu time e o meia-atacante do Paris Saint-Germain tem sofrido com lesões. Os dois últimos, contudo, seguem bem cotados com Luiz Felipe Scolari.

Questionado se Neymar vai “arrebentar” na Copa das Confederações, Felipão foi sincero. “Tomara”, disse, antes de passar confiança ao astro.

— O Neymar, sempre e em todos os jogos, no clube ou na Seleção, tem jogado bem, embora isso gere divergências. Daquilo que gostamos, ele tem nos satisfeito e bem.

Em relação a Lucas, que pouco pôde ser usado por ele devido a contusões nestes primeiros cinco meses atuando na França, o apoio é total. Diferentemente de Ramires e Ronaldinho Gaúcho, que se atrasam em apresentações a Scolari e não foram convocados para a Copa das Confederações, o ex-jogador do São Paulo fez questão de ir de Paris a Londres antes do amistoso contra a Rússia, em março, para que os médicos da Seleção o avaliassem, mesmo já estando cortado.

Leia mais na Gazeta Esportiva

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.