Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Copa América 2024 será disputada nos EUA com 16 seleções da Conmebol e Concacaf

Com maior número de seleções, competição vai ser disputada na América do Norte

Futebol|Do R7


Argentina foi campeã da última Copa América (2021)
Argentina foi campeã da última Copa América (2021)

Os Estados Unidos, um dos três países que serão sede da Copa do Mundo de 2026, também vão receber a Copa América de 2024. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira pela Conmebol e pela Concacaf, a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe. O torneio será organizado em conjunto pelas duas confederações.

A competição será disputada com 16 seleções. Serão dez times sul-americanos, incluindo o Brasil, e seis representantes convidados da Concacaf, algo inédito. Ainda não há data definida. Segundo as confederações, será no verão americano, entre junho e agosto.

Os seis países da Concacaf terão a oportunidade de se classificar para a Copa América por meio da Liga das Nações da Concacaf na temporada 2023/2024.

Leia também

A organização em conjunto da Copa América 2024 faz parte de um acordo de parceria estratégica firmado entre Conmebol e Concacaf para "fortalecer e desenvolver o futebol em ambas as regiões", afirmou a confederação que comanda o futebol sul-americano. O acordo inclui também competições de seleções nacionais femininas e masculinas e um novo torneio de clubes.

Publicidade

As equipes nacionais femininas da América do Sul foram convidadas para participar da Copa Ouro Concacaf de 2024, que também será realizada nos Estados Unidos, com 12 seleções. Brasil, Colômbia, Argentina e Paraguai serão os representantes sul-americanos.

A competição de clubes a ser realizada será no modelo "final four", que envolve os melhores clubes das respectivas confederações. As quatro equipes participantes se classificarão por meio das competições de clubes existentes da Conmebol e Concacaf. A primeira edição desse torneio deve ser disputada em 2024.

Publicidade

"Estamos determinados a renovar e expandir nossas iniciativas e projetos conjuntos. Queremos que esta paixão se traduza em mais e melhores competições e que o futebol e seus valores cresçam e se fortaleçam em todo o hemisfério", afirmou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

"Essa parceria será realmente de benefício mútuo para as confederações. Trabalharemos juntos para garantir que o futebol em ambas as regiões continue a prosperar", disse o presidente da Concacaf, Victor Montagliani.

Além dos Estados Unidos, México e Canadá vão sediar a próxima Copa do Mundo, em 2026. Será a primeira vez na história que três países vão organizar em conjunto a principal competição de futebol do planeta.

Em baixa! Neymar não aparece nem entre os 30 jogadores mais valiosos da temporada

" gallery_id="63d14c7243527f5dc3000948" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/futebol/copa-america-2024-sera-disputada-nos-eua-com-16-selecoes-da-conmebol-e-concacaf-27012023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.