Conheça 5 brasileiros ‘desconhecidos’ que podem aparecer na convocação da seleção
Jogadores que se destacaram nesta temporada europeia podem surgir como surpresas na primeira lista de Carlo Ancelotti
Futebol|Carol Malheiro*, do R7

Carlo Ancelotti divulgará a primeira convocação da seleção brasileira na próxima segunda-feira (26). Devido à grande experiência do técnico italiano em solo europeu, espera-se que muitos jogadores que se destacaram na Europa na temporada 2024/25 apareçam na lista. Além dos nomes tradicionais, os quais os torcedores já estão acostumados a ver com a camisa da Amarelinha - como Vinicius Júnior, Rodrygo, Raphinha, entre outros -, surpresas podem aparecer.
Destaques deste ano, estes jogadores atuam por clubes de menor expressão ou fora das cinco principais ligas europeias, mas começaram a chamar a atenção de gigantes da Europa pelos bons desempenhos em campo. Apesar de terem passagens breves pelo Brasil, os atletas podem retornar ao país para defender a seleção principal em breve.
Alexsandro, zagueiro (Lille)

O zagueiro de 25 anos tem sido destaque da Ligue One, primeira divisão da França, e está entre os principais cotados na primeira lista oficial de Ancelotti. Alexsandro Ribeiro nasceu e foi criado na Comunidade do Dique II, em Duque de Caxias, chegou a fazer parte da base do Flamengo ao lado de Vini Jr. entre 2015 e 2016. Após deixar a base do Rubro-Negro, ele fez diversos testes em outros clubes em busca de oportunidades maiores, incluindo Botafogo, Vasco e Fluminense, onde ele permaneceu por dois meses, antes de ser dispensado.
Alexsandro ficou um ano e meio sem jogar futebol, e, para ajudar no sustento da família, trabalhou como catador de latinha, feirante, cortador de grama e em obras. Até conseguir uma oportunidade no Resende, onde encerrou a formação e teve a chance de se transferir para o futebol europeu, em que permanece até hoje.
O jogador estreou no profissional no Praiense, time da terceira divisão de Portugal. Em 2022, Alexsandro se transferiu para o Lille. Já na primeira temporada no clube, fez mais de 20 aparições e três gols no Campeonato Francês. Na atual temporada, o zagueiro é titular absoluto da equipe.
Igor Paixão, ponta (Feyenoord)

O amapaense de 24 anos tem 32 participações em gol como titular da ponta esquerda do Feyenoord na atual temporada. No Campeonato Holandês, o jogador deve terminar como vice-artilheiro com 16 gols, e até marcou um hat-trick na goleada de 6 a 2 contra o Twente. Ele venceu o prêmio de jogador do mês na Eredivisie duas vezes consecutivas em abril e maio.
Nesta edição da Liga dos Campeões, o ponta balançou a rede duas vezes, sendo uma delas a que decidiu a vitória do Feynoord contra o Milan na fase de playoffs da competição e que deu a vantagem aos holandeses para seguirem vivos na competição continental.
Cria do Coritiba, Igor Paixão se destacou na Copinha de 2019, apesar do Coxa ter sido eliminado nas oitavas da competição. Promovido à equipe principal, ele disputou o Campeonato Paranaense, foi emprestado ao Londrina por uma temporada, e retornou ao Coritiba para ser um dos principais destaques na campanha de acesso à Série A, em 2021, e do início do Brasileirão, em 2022. Em agosto daquele ano, chegou como uma promessa na Holanda, onde está até hoje. O nome de Igor chegou a circular em uma pré-lista de convocação não oficial.
Gabriel Sara, meio-campo (Galatasaray)

Cria de Cotia, o meio-campo catarinense foi campeão turco neste final de semana como titular do Galatasaray. Destaque pela versatilidade, Gabriel Sara pode atuar em diferentes posições do meio-campo, tanto como meia ofensivo quanto volante, e atraiu um possível interesse não só de Ancelotti como de Pep Guardiola, que desejaria a contratação do jogador de 25 anos para o Manchester City na próxima temporada.
Gabriel passou cinco anos no profissional do São Paulo antes de se transferir para o Norwich City em 2022, ano que o time foi rebaixado para a segunda divisão inglesa. Ele permanecerá no clube até, ao menos, 2026. Mesmo sem jogar na elite da Inglaterra, ele chamou atenção do Galatasaray e se tornou bicampeão turco.
Luis Henrique, atacante (Olympique de Marselha)

O paraibano de 23 anos foi revelado pelo Botafogo, após fazer grande parte das categorias de base nos Três Passos, do Rio Grande do Sul. Jogou 17 partidas pelo clube até chamar a atenção do Olympique de Marselha. Em 2022, retornou ao time carioca por empréstimo de dois anos, jogando em quase todas as partidas do Brasileirão Série A e balançando a rede quatro vezes.
Mas o atacante foi destaque mesmo na França, nesta temporada. São 14 participações em gols em 33 jogos, o que o consolidou, pela primeira vez, como titular da equipe. Devido à alta concorrência no ataque da seleção brasileira, Luis Henrique pode ter as chances reduzidas na primeira convocação de Ancelotti, mas nas próximas, ele poderá ter outras oportunidades.
Andrey Santos, volante (Strasbourg)

Emprestado pelo Chelsea ao pequeno Strasbourg, Andrey Santos está aproveitando a oportunidade na Ligue One. Na atual temporada, o volante de 21 anos alcançou a marca de 100 desarmes e 10 gols no Campeonato Francês, algo que não era realizado desde a temporada 2015/16 há quase dez anos. O jogador é cria das categorias de base do Vasco, e foi tratado como uma jovem promessa em ascensão no Brasil.
Vendido ao Chelsea por mais de R$ 68 milhões, Andrey não teve oportunidades no clube inglês e foi emprestado ao próprio Vasco e ao Nottingham Forest até encontrar o melhor futebol na França e se tornar destaque aos olhos de todo o continente europeu.
*Sob supervisão de Camila Juliotti