Com vantagem, Liverpool visita Porto pelas quartas da Champions
Vitória por 2 a 0 na Inglaterra dá folga para o os Reds em jogo que os dragões contam com retorno de Pepe, mas têm dúvida sobre quem joga no ataque
Futebol|Da EFE

Lisboa, 16 abr (EFE).- Porto e Liverpool se enfrentarão nesta quarta-feira (17), no Estádio do Dragão, para definir o classificado às semifinais da Liga dos Campeões da Europa, em série com a maior vantagem de uma das equipes nesta fase da competição, pois, na ida, os 'Reds' levaram a melhor por 2 a 0.
Há uma semana, no estádio Anfield Road, o volante guineense Naby Keita e o atacante brasileiro Roberto Firmino marcaram para o time inglês. O resultado obriga a equipe portuguesa a ganhar do adversário por três gols de diferença para avançar no tempo nornal. Se devolver o placar do primeiro encontro, forçará a prorrogação.
Leia mais: Torcida única em estádio é solução ou só empurra brigas para longe?
Leia também
Interpretação e pressão externa: os pontos que geram debate no VAR
De olho na taça! O que os clubes precisam para faturar o Estadual
Veja o ranking de público pagante das decisões dos Estaduais
Zagueiro brasileiro tem o melhor desempenho em duelos na Europa
Após vitória, goleiro do Peñarol leva gol de pênalti de garoto com Down
Qualquer outro marcador é favorável para os comandados pelo alemão Jürgen Klopp, que tiveram como pior resultado na temporada a derrota para o Partizan Belgrado, da Sérvia, por 2 a 0, pela quarta rodada do grupo C da Liga dos Campeões. Todas as outras vezes que a equipe foi batida, foi pela margem mínima.
COSME RÍMOLI: Caboclo garante Tite até 2022. E abre caminho para Sylvinho depois
Além disso, o histórico de confrontos entre os dois times não é animador para o Porto, que nunca passou pelo Liverpool em competições organizadas pela Uefa. Até hoje, foram sete encontros, com quatro êxitos dos 'Reds' e três empates. Em mata-matas, o time inglês já despachou os Dragões duas vezes, uma delas na Champions.
Para o jogo desta quarta-feira, o técnico português Sergio Conceição só tem uma dúvida, quanto a presença do polivalente mexicano Jesús Corona, que sofreu torção no pé direito no fim de semana, na vitória sobre o Portimonense por 3 a 0, pelo Campeonato Português.
Sem o titular do setor de meio, a equipe pode entrar em campo com formação diferente, com três atacantes. Dessa forma, o atacante argelino Yacine Brahimi ganharia um lugar no 11 inicial, ao lado do malinês Moussa Marega e do brasileiro Tiquinho Soares.
COSME RÍMOLI: Vexames da seleção feminina preocupam Globo por conta da Copa
Outras opções para manter a formação no 4-4-2 seria que o próprio camisa 8 atue mais recuado, como aconteceu contra o Portimonense, ou a manutenção do espanhol Óliver Torres, que atuou no jogo de ida com o Liverpool, na Inglaterra.
Por outro lado, o zagueiro brasileiro naturalizado português Pepe está liberado para atuar, após cumprir suspensão. Com isso, Éder Militão deve ser deslocado para a lateral-direita. Felipe e Alex Telles completarão o sistema defensivo do time azul e branco.
SILVIO LANCELLOTTI: A Champions League de 2018/19 decide seus quatro semifinalistas
O Liverpool, por sua vez, chega embalado para o encontro, depois de passar pelo Chelsea por 2 a 0, em casa, pelo Campeonato Inglês. A equipe lidera a competição com 85 pontos, dois a mais que o Manchester City, que tem um jogo a menos.
Ambos ingleses, o atacante Alex Oxlade-Chamberlain e o zagueiro Joe Gomez estão voltando gradualmente de lesões graves. O primeiro não viajou para Portugal, enquanto o segundo embarcou com o elenco, mas, possivelmente, ficará fora dos 18 relacionados.
A novidade, com relação ao jogo de ida, deverá ser a presença do escocês Andrew Robertson na lateral-esquerda, após cumprimento de período de suspensão. Com isso, o meia inglês James Milner deverá voltar ao banco de reservas.
Por outro lado, o goleiro Alisson, o lateral-direito de origem e agora volante Fabinho e Firmino, provavelmente, estarão na equipe titular de Klopp para o jogo desta quarta-feira, assim como o egípcio Mohamed Salah e o senegalês Sadio Mané, destaques do elenco.
PORTO X LIVERPOOL
Porto: Casillas; Éder Militão, Pepe, Felipe e Alex Telles; Corona (ou Brahimi), Danilo, Herrera e Otávio; Marega e Tiquinho Soares. Técnico: Sergio Conceição.
Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Lovren, Van Dijk e Robertson; Henderson, Fabinho e Keita; Salah, Mané e Roberto Firmino. Técnico: Jürgen Klopp.
Árbitro: Danny Makkelie (Holanda), auxiliado pelos compatriotas Mario Diks e Hessel Steegstra.
Data e hora: Estádio do Dragão, no Porto (Portugal), quarta-feira (17) às 16h00. EFE
Final é sinônimo de clássico? Confira as zebras dos Estaduais pelo Brasil
Relegados por muitos clubes de grande expressão, tidos como uma pré-temporada estendida ou chamados no diminutivo, graças à sua suposta perda de relevância no cenário nacional, os estaduais chegam ao seu ápice nesta semana, com finais repletas de cláss...
Relegados por muitos clubes de grande expressão, tidos como uma pré-temporada estendida ou chamados no diminutivo, graças à sua suposta perda de relevância no cenário nacional, os estaduais chegam ao seu ápice nesta semana, com finais repletas de clássicos Brasil afora. Mas se engana quem pensa que em todos os estados a dominância foi total dos times tradicionais. Até mesmo em locais com dois clubes que disputam as divisões principais do Brasileirão, houve casos das famosas zebras. A expressão "zebra" talvez soe como um desmerecimento ao grande campeonato que estas equipes de menor expressão fizeram em seus respectivos estados neste ano para alcançar o confronto mais esperado da história para alguns. Veja a seguir quem são as surpresas nas finais de estaduais neste ano