Com 'chuva de VAR', Palmeiras vence e mantém perseguição ao Fla
O time paulista dominou, venceu por 2 a 1 o Avaí, em jogo que terminou com um temporal e dois pênaltis definidos após consulta ao VAR
Futebol|Eugenio Goussinsky, do R7
O Palmeiras fez o seu papel e venceu o Avaí, neste domingo (27), por 2 a 1, em Florianópolis, seguindo na perseguição, ainda distante, ao líder Flamengo no Brasileiro.
Leia mais: Dudu admite que título está distante para o Palmeiras: 'Cada vez mais difícil'
O primeiro gol palmeirense foi marcado por Deyverson, de cabeça, aos 8 do segundo tempo. No fim do jogo, o VAR definiu a partida, com o árbitro marcando dois pênaltis, após consulta. Aos 33, João Paulo empatou de pênalti, sob uma chuva intensa. Gustavo Scarpa fez o segundo, também de pênalti, aos 40.
O clube paulista foi superior, mas pouco criativo. E se consolidou na segunda posição, com cinco pontos a mais do que o Santos. Neste momento, além de estar atento a uma improvável queda do Flamengo, o Palmeiras busca garantir a classificação para a fase de grupo da Libertadores.
Mesmo jogando fora de casa, e com desfalques de Willian, Marcos Rocha e Gustavo Gómez, o Palmeiras adiantou a marcação e tomou mais a iniciativa no primeiro tempo. Aos 8 minutos, a bola sobrou para Dudu, que chutou rente à trave.
O Avaí quase não conseguia criar, com Bruno Henrique neutralizando as ações de Vinícius Araújo na armação.
Poucas foram as chances do Avaí, que cresceu somente no fim desta etapa. Aos 25, após falha de Dudu, o time criou uma chance, com Jonathan chutando em cima de Weverton. Aos 46, aí sim, Jonathan chutou cruzado, com perigo.
A movimentação ofensiva do Palmeiras contava com as inversões de Carlos Eduardo e Dudu, que tentavam acionar o centroavante Deyverson. Bruno Henrique também apoiava e aos 9, de dentro da área, quase faz de voleio.
Reação do Avaí
Aos 21, Bruno Henrique cruzou da direita para Carlos Eduardo cabecear e Vladimir fazer boa defesa. Deyverson ainda poderia ter marcado, mas chegou desequilibrado e finalizou para fora aos 42.
O Avaí se abriu mais no fim e deixou o Palmeiras na defensiva. Numa das jogadas, Luan rebateu mal, Julinho tocou e Vinícius Araújo cabeceou livre, nas mãos de Weverton, aos 47.
No segundo tempo, com chuva, o Avaí esboçou que iria para cima, com Julinho chutando de longe para Weverton rebater logo no primeiro minuto.
Mas no fim prevaleceu a maior força do Palmeiras. A equipe retomou o controle e, após pressionar, conseguiu escanteio, cobrado por Lucas Lima, aos 8. Deyverson subiu bem e cabeceou no canto: 1 a 0.
Temporal e VAR
Aos 11, em jogada rápida, Carlos Eduardo acionou Dudu, que limpou e bateu alto, com a bola tocando no travessão. A chuva ficou ainda mais intensa, dificultando o toque.
Com o temporal, restou ao Palmeiras se defender e buscar as jogadas pelas laterais, tendo criado algumas chances, uma delas com Gustavo Scarpa, que, livre, chutou para fora.
O jogo virou uma "pelada", com poças d'água fazendo os jogadores levantarem a bola. Numa dessas jogadas, Felipe Melo aplicou um lindo chapéu e então foi a vez da torcida levantar, empolgada.
Aos 29, Betão driblou a poça e Dudu, que levou uma caneta, em um momento no qual o jogo ficou mais divertido do que em condições normais.
Neste bate-rebate, aos 30, Weverton dividiu com com Vinícius Araújo e o árbitro, confuso, marcou pênalti, após consultar o VAR. João Paulo cobrou aos 33 e empatou: 1 a 1.
Aos 39, foi a vez de Deyverson, em meio à poça, cair após dividida com a zaga. O VAR novamente foi consultado. Gustavo Scarpa cobrou e fez 2 a 1.
Com o gol, a tática utilizada pelas duas equipes neste momento se intensificou: chutar para cima à espera de uma falha do adversário.
Na quarta-feira (30), o Palmeiras faz o clássico contra o São Paulo, no Allianz Parque, pela 29ª rodada, às 19h30. Já o Avaí, no mesmo dia e horário, recebe o Fortaleza.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ 1 x 2 PALMEIRAS
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data e horário: domingo (27 de outubro de 2019), às 18h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Cartões amarelos: Betão e Ricardo (Avaí); Weverton (Palmeiras)
Gols: Deyverson, aos 8 do segundo tempo; João Paulo (pênalti), aos 33 e Gustavo Scarpa (pênalti), aos 40
AVAÍ: Vladimir; Lourenço (Léo), Betão, Marquinhos (Igor Goularte), Ricardo e Julinho (João Paulo); Luanderson, Richard Franco, Wesley e Vinícius Araújo; Jonathan. Técnico: Evando Spinassé Camillato
PALMEIRAS: Weverton; Jean, Luan, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima (Gustavo Scarpa); Dudu, Deyverson (Henrique Dourado) e Carlos Eduardo (Hyoran). Técnico: Mano Menezes
Willian já é o 5º maior artilheiro do Palmeiras no século. Veja lista: