Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Caso Robinho: Superior Tribunal de Justiça volta a analisar recurso da defesa de jogador

O ex-jogador foi condenado na Itália a nove anos de prisão por estupro coletivo em 2013

Futebol|

Defesa de Robinho solicita que processo seja integrado ao pedido da Justiça italiana
Defesa de Robinho solicita que processo seja integrado ao pedido da Justiça italiana Defesa de Robinho solicita que processo seja integrado ao pedido da Justiça italiana

Está marcada para quarta-feira (2) a sessão no STJ (Superior Tribunal de Justiça) para a análise do recurso da defesa do ex-jogador Robinho. O STJ estuda o pedido do governo italiano para que o ex-atacante cumpra no Brasil a pena de nove anos por estupro coletivo.

A defesa do ex-jogador solicitou aos italianos que juntassem ao processo a íntegra da ação original. O pedido foi negado pelo relator do caso, o ministro Francisco Falcão.

"Tão logo a corte especial se pronuncie sobre o tema, a defesa de Robinho será intimada a apresentar contestação ao pedido das autoridades estrangeiras, no prazo de 15 dias. Logo em seguida, o processo será encaminhado ao Ministério Público Federal [MPF] para manifestar-se também sobre o pedido de transferência de execução da pena do ex-jogador para o Brasil. Então, a corte especial vai se manifestar sobre a possibilidade de Robinho cumprir a pena imposta na Itália em solo nacional", explicou o advogado Caio Ferraris

"O STJ vai julgar requisitos formais sobre a homologação do pedido de cumprimento de pena no Brasil; portanto, não haverá rediscussão do mérito. Atualmente, Robinho está dentro do prazo de contestação, podendo trazer à baila documentos que reputem convenientes para a instrução processual. Estando preenchidos os requisitos da lei brasileira e do regulamento interno do STJ, poderá haver a homologação da sentença contra o ex-jogador e seu cumprimento em solo brasileiro", disse o advogado Renan Gandolfi.

Publicidade

Segundo Caio, essa será a primeira vez que o STJ vai se manifestar. O caso pode se tornar histórico e abrir caminho para a aceitação de sentença condenatória de países do exterior.

"Em caso positivo, a corte especial deverá remeter a decisão à Justiça federal em Santos, que será responsável pela formação de execução penal e expedição de mandado de prisão", acrescenta Ferraris.

De estupro de jovem em balada a possível prisão no Brasil: relembre tudo sobre o caso Robinho

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.