Campeonato Carioca Nenê: 150 jogos e segundo maior artilheiro do Vasco no século 21

Nenê: 150 jogos e segundo maior artilheiro do Vasco no século 21

Identificado com o clube, camisa 10 alcançou a marca garantindo a vitória por 1 a 0 com pênalti certeiro em São Januário

Versão comemorativa da camisa de Nenê com o número 150

Versão comemorativa da camisa de Nenê com o número 150

Rafael Ribeiro/Vasco (09-02-2022)

Grande referência do elenco, homem de confiança do técnico Zé Ricardo, ou simplesmente o "vovô", como é carinhosamente chamado pela torcida, Nenê viveu uma noite especial nesta quarta-feira (9) com a camisa do Vasco.

Ao entrar em campo para encarar a Portuguesa-RJ pela quinta rodada do Campeonato Carioca, o meia-atacante completou a marca de 150 partidas pelo time em sua segunda passagem pelo Gigante da Colina.

Para completar a festa, foi decisivo ao marcar, de pênalti, o único gol de um jogo que caminhava para um empate desapontador para o torcedor vascaíno. Gol, aliás, que lhe garantiu o posto de segundo maior artilheiro do clube no século 21.

Apesar de não ter conquistado títulos de relevância nacional e ter dois rebaixamentos com o Vasco, o jogador conta com respeito e admiração da torcida. Algo recíproco, visto que Nenê sempre falou com muito carinho e identificação sobre o clube.

Fora isso, o camisa 10 tem números importantes. Em 150 jogos, participou diretamente de 91 gols. Com a marca de 52 gols e 39 assistências durante as duas passagens pelo clube, é o segundo maior artilheiro do clube cruzmaltino no século 21, atrás apenas de Romário - o Baixinho fez 131.

"Impossível passar o Romário. É fenômeno, um ídolo, mais de 100 gols não tem como. Para mim já é uma honra chegar em segundo, fazer tantos jogos com essa camisa e marcar meu nome na história, para mim não tem preço", disse Nenê ao canal do estadual, a Cariocão TV.

Sua estreia no Vasco foi com derrota para o Coritiba por 1 a 0, dia 15 de agosto de 2015. Já seu primeiro gol veio contra o Atlético-MG, na derrota por 2 a 1 em setembro de 2015. Desde então, criou identificação com a torcida e vem escrevendo seu nome na história do clube. 

Títulos de Nenê com o Vasco:
Campeão da Taça Guanabara 2016 (invicto)
Campeão Carioca de 2016 (invicto)
Campeão da Taça Rio de 2017
Conquistas individuais no clube:
Artilheiro do Vasco na temporada de 2016
Craque do Campeonato Carioca de 2016
Artilheiro do Vasco na temporada de 2017

Relembre os artilheiros do Cariocão neste século

Últimas