Boavista tenta recuperar pontos perdidos no TJD-RJ
Punido por usar o volante Ryan Guilherme contra Vasco e Flamengo, clube terá recurso julgado nesta quinta-feira (10)
Campeonato Carioca|Do Live Futebol BR

Depois de ser julgado e condenado no TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) por escalação irregular do volante Ryan Guilherme, perdendo sete pontos no Campeonato Carioca, o Boavista terá seu recurso julgado na tarde desta quinta-feira (10), às 17h, em pleno presencial.
A defesa do Verdão de Saquarema é de Paulo Máximo, ex-advogado do Vasco. O clube alega que Ryan, expulso no Cariocão do ano passado, cumpriu a suspensão no estadual sub-20 e estava apto para entrar em campo nesta edição do torneio.
Com a punição e a perda dos pontos, o time de Saquarema, que tinha 6 e estava em 9º lugar, caiu para a lanterna com um ponto negativo, passando a correr risco de rebaixamento restando cinco rodadas, visto que apenas o último colocado vai direto para a Segunda Divisão do Rio.
Apesar da punição, neste momento, faltando apenas uma rodada para o fim do Carioca, o Boavista aparece com 5 pontos na 11ª posição, na frente do Volta Redonda devido ao número de vitórias e livre da queda.
Se o recurso não for aceito, o Boavista ainda poderá recorrer na terceira e última instância, que seria o Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
Histórico do caso
O jogador foi expulso na última rodada da Taça Guanabara do ano passado, no dia 24 de abril de 2021, quando recebeu cartão vermelho direto no duelo contra a Portuguesa-RJ. Um mês depois, a Comissão Disciplinar do TJD-RJ decidiu suspender Ryan Guilherme por cinco jogos.
Após o último estadual do Rio, o jogador foi para o Fortaleza, mas voltou em 2022 para o clube de Saquarema, sendo escalado como suplente (e entrando em campo) na segunda rodada do estadual, contra o Vasco e, depois, na terceira, contra o Flamengo.
Leia também
Foi quando Madureira e Bangu acionaram o TJD-RJ para que fosse analisada possível infração do Boavista na escalação de Ryan.
Na quarta rodada, quando os rivais já tinham protocolado o pedido junto ao TJD-RJ, Ryan não foi escalado. Contra o Bangu, já pela 10ª rodada, Ryan foi autor de um dos gols na importante vitória por 4 a 1 que tirou, em campo, o time da difícil situação.
Clubes brasileiros entram em lista das bases mais rentáveis do mundo
O Centro Internacional de Estudos Esportivos (Cies) publicou um estudo em que lista as 50 categorias de base mais rentáveis do mundo desde julho de 2015. Sete clubes brasileiros aparecem no ranking entre os que mais faturaram com suas promessas no perí...
O Centro Internacional de Estudos Esportivos (Cies) publicou um estudo em que lista as 50 categorias de base mais rentáveis do mundo desde julho de 2015. Sete clubes brasileiros aparecem no ranking entre os que mais faturaram com suas promessas no período. Veja as posições dos times brasileiros e o top 25 do ranking! (Os clubes foram listados em ordem crescente)