Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Campeões do Brasileirão venceram 4 de 5 edições da Supercopa

Retrospecto da Supercopa do Brasil é favorável aos times que conquistam o Campeonato Brasileiro e não a Copa do Brasil

Futebol|Do Live Futebol BR

Troféu da Supercopa do Brasil
Troféu da Supercopa do Brasil Troféu da Supercopa do Brasil

Os times campeões do Campeonato Brasileiro têm um retrospecto bastante favorável na Supercopa do Brasil. Das cinco edições do torneio, o time campeão do Brasileirão do ano anterior foi derrotado apenas uma vez, justamente na primeira edição, em 1990.

Na ocasião, o Grêmio conquistou o título diante do Vasco após vencer o jogo de ida, no Olímpico, e empatar na volta, em São Januário. O Tricolor Gaúcho havia sido campeão da Copa do Brasil de 1989, enquanto o Cruzmaltino era o campeão brasileiro. Essa também foi a única edição de Supercopa do Brasil disputada em formato ida e volta.

Leia também

Em 1991, última Supercopa antes do hiato de 27 anos, o Corinthians coroou a conquista do Brasileirão vencendo o Flamengo, campeão da Copa do Brasil, em jogo único no Morumbi. No retorno da competição, o Rubro-Negro conquistou seus dois primeiros títulos em 2020 e 2021, contra Athletico-PR e Palmeiras, ambos como campeão brasileiro.

Já em 2022, na edição mais recente, o Atlético-MG foi campeão diante do Flamengo. O Galo se classificou ao vencer tanto o Brasileirão quanto a Copa do Brasil, mas, em vez de unificar o título da Supercopa, o regulamento prevê uma disputa com o segundo colocado do Campeonato Brasileiro, que foi o Rubro-Negro. Por conta disso, o título do Atlético acabou sendo o quarto do campeão brasileiro e, ao mesmo tempo, o segundo do campeão da Copa do Brasil.

Continua após a publicidade

Neste sábado (25), Flamengo e Palmeiras vão disputar a sexta edição da Supercopa do Brasil. O time de Vítor Pereira precisa contrariar o histórico da competição para ser campeão, enquanto a equipe de Abel Ferreira quer manter o retrospecto favorável ao Campeonato Brasileiro. A decisão de 2023 será no Mané Garrincha, em Brasília, às 16h30 (de Brasília).

Elenco do PSG visita novo CT do clube, que é avaliado em mais de R$ 1,6 bilhão; confira fotos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.