Campeões do Brasileirão venceram 4 de 5 edições da Supercopa
Retrospecto da Supercopa do Brasil é favorável aos times que conquistam o Campeonato Brasileiro e não a Copa do Brasil
Futebol|Do Live Futebol BR
Os times campeões do Campeonato Brasileiro têm um retrospecto bastante favorável na Supercopa do Brasil. Das cinco edições do torneio, o time campeão do Brasileirão do ano anterior foi derrotado apenas uma vez, justamente na primeira edição, em 1990.
Na ocasião, o Grêmio conquistou o título diante do Vasco após vencer o jogo de ida, no Olímpico, e empatar na volta, em São Januário. O Tricolor Gaúcho havia sido campeão da Copa do Brasil de 1989, enquanto o Cruzmaltino era o campeão brasileiro. Essa também foi a única edição de Supercopa do Brasil disputada em formato ida e volta.
Leia também
Em 1991, última Supercopa antes do hiato de 27 anos, o Corinthians coroou a conquista do Brasileirão vencendo o Flamengo, campeão da Copa do Brasil, em jogo único no Morumbi. No retorno da competição, o Rubro-Negro conquistou seus dois primeiros títulos em 2020 e 2021, contra Athletico-PR e Palmeiras, ambos como campeão brasileiro.
Já em 2022, na edição mais recente, o Atlético-MG foi campeão diante do Flamengo. O Galo se classificou ao vencer tanto o Brasileirão quanto a Copa do Brasil, mas, em vez de unificar o título da Supercopa, o regulamento prevê uma disputa com o segundo colocado do Campeonato Brasileiro, que foi o Rubro-Negro. Por conta disso, o título do Atlético acabou sendo o quarto do campeão brasileiro e, ao mesmo tempo, o segundo do campeão da Copa do Brasil.
Neste sábado (25), Flamengo e Palmeiras vão disputar a sexta edição da Supercopa do Brasil. O time de Vítor Pereira precisa contrariar o histórico da competição para ser campeão, enquanto a equipe de Abel Ferreira quer manter o retrospecto favorável ao Campeonato Brasileiro. A decisão de 2023 será no Mané Garrincha, em Brasília, às 16h30 (de Brasília).
Elenco do PSG visita novo CT do clube, que é avaliado em mais de R$ 1,6 bilhão; confira fotos