Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Blatter e Platini são julgados por corrupção nesta quarta na Suíça

Ex-presidentes da Fifa e da Uefa são acusados de arranjar ilegalmente pagamentos de milhões de dólares para favorecê-los

Futebol|Do R7

Michel Platini e Joseph Blatter foram expulsos do cargo devido a acusações de corrupção
Michel Platini e Joseph Blatter foram expulsos do cargo devido a acusações de corrupção

O ex-presidente da Fifa Joseph Blatter e o ex-presidente da Uefa Michel Platini devem comparecer a um tribunal suíço, nesta quarta-feira (8), para enfrentar acusações de corrupção que provocaram a queda de ambos da cúpula do futebol mundial.

Promotores suíços acusam os dois ex-dirigentes de arranjar ilegalmente um pagamento de 2 milhões de francos suíços (2,08 milhões de dólares) em 2011 da Fifa para Platini.

O caso fez com que Blatter encerrasse seu comando de 17 anos como presidente da Fifa em desgraça e acabou com as esperanças do ex-meio-campista francês Platini de sucedê-lo.

Essa é apenas uma das 25 investigações da Procuradoria-Geral da Suíça (OAG) sobre corrupção no futebol, que tem cerca de 12 ainda pendentes.


Após uma investigação de seis anos, a OAG acusou Blatter, de 86 anos, de "fraude, na alternativa de apropriação indébita, na alternativa adicional de má gestão criminosa, além de falsificação de documento".

Leia também

Platini, de 66 anos, é acusado de fraude, apropriação indébita, participação em má gestão criminosa como cúmplice e falsificação de documento.


Blatter e Platini, que já foram aliados próximos, mas agora são inimigos ferrenhos, negaram irregularidades. Eles dizem que tinham um acordo verbal sobre o pagamento, relacionado ao trabalho de consultoria de Platini entre 1998 e 2002.

Três juízes do Tribunal Criminal Federal de Bellinzona vão ouvir o caso no julgamento que vai até 22 de junho. O veredito deve sair em 8 de julho. Se condenados, Platini e Blatter poderão pegar até cinco anos de prisão.

Por que estátua da cabeçada de Zidane em Materazzi gera polêmica no país da Copa

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.