Futebol Barcelona recebe United no Camp Nou por vaga nas semis da Liga

Barcelona recebe United no Camp Nou por vaga nas semis da Liga

Times vivem jejuns de períodos longe da fase semifinal. Espanhóis não avançam entre os quatro melhores desde 2014-15 e têm vantagem do empate

barcelona x manchester united

Barcelona tem a vantagem do empate no Camp Nou

Barcelona tem a vantagem do empate no Camp Nou

Reprodução / Twitter do Barcelona

Barcelona e Manchester United se reencontrarão nesta terça-feira (16), no estádio Camp Nou, pela volta das quartas de final da Liga dos Campeões, na série que o time espanhol pulou na frente ao vencer o jogo disputado na casa do adversário por 1 a 0.

CORRUPÇÃO: Comitê da Fifa anuncia banimento de José Maria Marin do futebol

No estádio Old Trafford, os 'Blaugranas' venceram graças a gol contra do lateral-esquerdo inglês Luke Shaw. Com isso, os mandantes da segunda partida jogarão pelo empate. Caso os Diabos Vermelhos ganhem por 1 a 0, haverá disputa de prorrogação. Qualquer outra vitória dos visitantes, valerá classificação do time inglês.

Depois do apito final do duelo, mesmo que seja nos pênaltis, estará encerrado um incômodo jejum de presenças nas semifinais. O Barça está fora dos quatro melhores desde 2014-2015, quando foi campeão, e acumula quedas nas quartas. Já o United tem ausência ainda mais longa, desde a temporada 2010-2011.

Veja também: Primo de Vagner Love marca 5 vezes em acesso de clube na Espanha

A equipe catalã chega para a partida depois de um empate com o lanterna do Campeonato Espanhol, Huesca, em 0 a 0. O resultado, contudo, não gera qualquer crise, já que foram apenas três titulares em campo, entre eles, o atacante francês Ousmane Dembélé, recém-recuperado de lesão.

Os comandados por Ernesto Valverde, dessa forma, chegaram a 17 jogos de invenvcibilidade na temporada. A última derrota aconteceu no dia 23 de janeiro deste ano, pela ida das quartas de final da Copa do Rei, para o Sevilla por 2 a 0. O time, no entanto, deu o troco, com goleada por 6 a 1 e já chegou até a decisão do torneio.

Outro número expressivo do Barcelona é a marca de 30 partidas sem perder como mandante na Liga dos Campeões. Desde o revés diante do Bayern de Munique, nas semifinais de 2012-2013, por 3 a 0, foram 27 vitórias e apenas três empates, resultados que dariam a vaga nesta terça-feira no tempo normal.

Para o jogo, dessa forma, voltam os titulares, como o argentino Lionel Messi, o uruguaio Luis Suárez, o espanhol Gérard Piqué - estes dois estavam suspensos no fim de semana -, entre outros. A principal dúvida é se Dembélé já será escalado como titular, e se ganhará a vaga de Arthur ou Philippe Coutinho.

O Manchester United, por sua vez, tentará repetir o que fez nas oitavas de final, quando caiu diante do Paris Saint-Germain por 2 a 0, em Old Trafford, mas, conseguiu surpreender o mundo e reverter a série em pleno estádio Parc des Princes, ao ganhar por 3 a 1, com direito a gol nos instantes finais.

Neste sábado, os comandados pelo norueguês Ole Gunnar Solskjaer passaram  pelo West Ham por 2 a 1, em casa, e se mantiveram na briga por um lugar entre os quatro primeiros do Campeonato Inglês. A equipe atuou com apenas seis jogadores que participaram do duelo com o Barça, na semana passada.

Para o jogo de volta pela 'Champions', as novidades na lista de relacionados dos Diabos Vermelhos são o atacante chileno Alexis Sánchez (ex-Barcelona, entre outros) e o volante sérvio Nemanja Matic, ambos recuperados de lesão. O meia espanhol Ander Herrera, por outro lado, segue afastado.

O ex-Barça ainda é dúvida como integrante do setor ofensivo, que tem como certeza as presenças do belga Romelu Lukaku e do inglês Marcus Rashford. Titular nos últimos compromissos da equipe, o volante brasileiro Fred, ex-Internacional, deve reaparecer no 11 inicial.

Vale lembrar que, o vencedor da série entre Barcelona e Manchester United terá pela frente, nas semifinais, quem ganhar entre Liverpool e Porto, que se reencontrarão nesta quarta-feira, em série que os 'Reds' estão em vantagem, por terem ganhado a ida, em casa, por 2 a 0.

Prováveis escalações:
Barcelona: Ter Stegen; Sergi Roberto (ou Semedo), Piqué, Lenglet e Alba; Busquets, Rakitic e Arthur; Messi, Coutinho (ou Dembélé) e Luis Suárez. Técnico: Ernesto Valverde.
Manchester United: De Gea; Young, Lindelof, Smalling e Shaw; McTominay, Fred e Pogba; Lingard, Rashford e Lukaku. Técnico: Ole Gunnar Solskjaer. 

Árbitro: Felix Brych (Alemanha), auxiliado pelos compatriotas Mark Borsch e Stefan Lupp.
Estádio: Camp Nou, em Barcelona (Espanha).

Curta a página R7 Esportes no Facebook

Semana violenta! Relembre casos recentes de violência no futebol