Barça encara Napoli para se manter na Champions e salvar temporada

Equipe espanhola busca conquistar título continental para não quebrar jejum. Há 13 anos, espanhóis não ficam sem conquistar algum título na temporada

Equipe não fica sem conquistar pelo menos um título na temporada há 13 anos

Equipe não fica sem conquistar pelo menos um título na temporada há 13 anos

Alberto Estévez/EFE

Em uma temporada abaixo das anteriores, o Barcelona enfrenta neste sábado (8), no Camp Nou, uma Napoli em ascensão, e terá uma prova de fogo que valerá a classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões e a chance de conquistar o único título da atual campanha.

A última temporada pela qual o Barça passou sem títulos foi a 2007-2008, a última antes que o técnico Josep Guardiola assumisse o cargo de técnico da equipe principal e iniciasse uma era de glórias. Desde então, levantou ao menos uma taça.

A pressão se torna ainda maior devido ao fracasso das duas últimas campanhas na Champions, nas quais o time catalão caiu nas quartas de final após ter vencido por três gols de diferença na ida. Levou 3 a 0 da Roma na Itália em 2018, após ter goleado por 4 a 1 no Camp Nou, e tomou 4 a 0 do Liverpool na Inglaterra em 2019, desperdiçando o 3 a 0 feito em casa no primeiro jogo. Desta vez, os 'Blaugranas' vêm de um empate em 1 a 1 em Nápoles, em duelo realizado em março.

O foco está voltado para o técnico Quique Setién, questionado desde a sua chegada, em janeiro deste ano, inclusive publicamente por Lionel Messi.

E o treinador não terá vida fácil para montar a equipe para o duelo deste sábado. O volante Busquets e o meia Vidal estão suspensos, e Arthur, que poderia ser um dos substitutos, acertou a transferência para a Juventus para a próxima temporada e sequer se reapresentou depois da paralisação na temporada provocada pela pandemia do novo coronavírus. Outra baixa é o zagueiro Umtiti, com uma lesão no joelho.

Veja mais: CR7 ganha em títulos, mas é freguês de Messi em duelo na Champions

Por outro lado, o também defensor Lenglet e o atacante Griezmann, que vinham enfrentando problemas físicos, estão recuperados e poderão jogar.

Pressionado, Messi busca manter equipe na Liga dos Campeões

Pressionado, Messi busca manter equipe na Liga dos Campeões

Alberto Estévez/EFE

Já o Napoli, que fez um começo de temporada ruim, mas se recuperou. Não a tempo de se recuperar no Campeonato Italiano, em que ficou na sétima posição, a pior desde 2008-2009, mas de faturar o título da Copa da Itália, o primeiro do clube desde a Supercopa da Itália de 2015.

O grande problema para o técnico Gennaro Gattuso é o atacante Insigne, que sofreu uma lesão na coxa esquerda no fim de semana passado, durante a última rodada do Campeonato Italiano. O capitão da equipe até está relacionado, mas não tem presença em campo confirmada.

Apenas as oitavas desta Champions ainda serão disputadas em ida e volta. A partir das quartas, todas as eliminatórias serão decididas em partidas únicas em Lisboa. Quem se classificar entre Napoli e Barcelona jogará contra Bayern de Munique ou Chelsea na sexta-feira da semana que vem, no Estádio da Luz.

Curta a página do R7 Esportes no Facebook

No estilo! Confira novos uniformes dos times europeus para temporada