Artilheiro, decepção na Europa e amante de cavalos: conheça Kaio Jorge, novo 9 da seleção
Centroavante do Cruzeiro enfrentou grave lesão e viu os pais passarem fome antes de ser convocado por Ancelotti
Futebol|Carol Malheiro*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Estreante na seleção brasileira, Kaio Jorge vive o melhor momento da carreira no Cruzeiro após retornar ao país. São 15 gols no Brasileirão, garantindo a artilharia do campeonato, e as vitórias do Cabuloso para se manter na ponta da tabela.
Mas para chamar a atenção de Carlo Ancelotti e entrar na seleta lista de convocados, o centroavante teve de superar dificuldades financeiras, uma grave lesão no joelho direito e uma passagem frustrante pela Europa.
Dificuldades na infância
Nascido em Olinda, Pernambuco, Kaio Jorge começou no futsal do Náutico aos 6 anos, mas trocou o clube pelo rival Sport aos 12, movido pela torcida da família pelo Leão. No Sport, ele fez a transição das quadras para os gramados e chegou até a jogar em clubes de várzea para se adaptar ao futebol de campo.
Dois anos após muitas conquistas na base, ele optou por mudar para Santos para jogar por uma das principais bases do país. Após se profissionalizar pelo Peixe, o atacante agradeceu, principalmente, ao apoio dos pais nessa mudança, em uma postagem nas redes sociais à época.
“Passei por dificuldades no início da minha carreira. Vi meu pai e minha mãe deixando de comer para que eu pudesse treinar, para que eu tivesse o mínimo de condições de realizar o meu sonho, que era ser um jogador de futebol”, escreveu.
Grave lesão frustrou planos na Europa
Aos 16 anos, Kaio Jorge estreou pelo Santos, mas só após duas temporadas no profissional, começou a receber mais oportunidades. Não demorou para que o Menino da Vila encantasse o Brasil com o que mais sabia fazer em campo: gols. Em agosto de 2021, ele assinou com a Juventus e rumou para Europa com status de uma grande promessa.
A equipe italiana se recuperava da saída de Cristiano Ronaldo, mas tinha figurinhas carimbadas no ataque como Álvaro Morata e Paulo Dybala. Com o elenco recheado, os primeiros meses não foram fáceis para Kaio Jorge, que jogou apenas um minuto na estreia em Turim e foi logo cortado da lista de inscritos para a Liga dos Campeões.
Integrado à equipe sub-23, o jogador sofreu uma grave lesão no joelho direito que o deixou fora dos gramados por mais de um ano. Sem confiança pelas condições físicas e pela falta de oportunidades, Kaio Jorge passou por um empréstimo discreto pelo Frosinone antes de voltar ao Brasil e ser contratado pelo Cruzeiro por R$ 45,8 milhões.
Haras de 14,5 hectares
Desde a infância, Kaio Jorge tem uma paixão por cavalos. O jogador é dono de um haras de 14,5 hectares em Gravatá, no interior de Pernambuco, para onde vai nas folgas relaxar. O local tem piscina, academia e pista de vaquejada, e também abriga os 22 animais do atleta.
Além de cavalos competidores, Kaio Jorge também transformou o hobby em negócio e investe na compra e venda de animais em leilões, já tendo faturado R$ 1 milhão com o arremate de uma égua.
O que esperar de Kaio Jorge na seleção?
Na seleção, Kaio Jorge deve enfrentar a concorrência direta de João Pedro, que também vive uma grande ascensão na carreira no Chelsea. A tendência é que Ancelotti dê minutos para o jogador entre as partidas contra Chile e Bolívia, pois o Brasil já garantiu a classificação para a próxima Copa do Mundo.
Apesar de essa ser a primeira vez do centroavante na seleção principal, ele já vestiu a amarelinha na base. Kaio Jorge foi campeão do Mundial sub-17 e foi artilheiro da competição vestindo a camisa 9.
“Quando você vem das categorias de base, já conhece a Granja, as pessoas que trabalham dentro da CBF. Então, te deixa tranquilo quando você chega na principal, que é como estou me sentindo aqui hoje, estou super tranquilo e bem acolhido”, afirmou o jogador, em entrevista à CBF TV.
*Sob supervisão de Camila Juliotti
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp