Adversário na final, Peru é freguês do Brasil, mas nunca perdeu decisão
Equipe alvirrubra, que derrotou Chile por 3 a 0 na última quarta, é única a já ter conquistado Copa América que nunca foi vice-campeã da competição
Futebol|Felippe Scozzafave, do R7
Em busca de seu nono título de Copa América, o Brasil já sabe quem terá pela frente na grande decisão: o Peru, que surpreendeu o Chile na última quarta-feira (3) em Porto Alegre e, com a vitória por 3 a 0, se credenciou para a final do torneio continental, a ser disputada no próximo domingo, no Maracanã.
E se por um lado a seleção brasileira tem a seu favor o retrospecto altamente favorável contra o Peru, incluindo a vitória por 5 a 0 ainda na primeira fase da Copa América deste ano, a equipe de Guerrero e Cueva é a única já campeã do torneio que nunca foi segunda colocada.
Leia mais: Willian se contunde e desfalca o Brasil na final da Copa América
Isso porque o Peru já venceu a Copa América em duas oportunidades. Na primeira delas, em 1939, a competição era disputada em pontos corridos, com a equipe alvirrubra terminando na frente do Uruguai, vice-campeão naquela oportunidade. Já em 1975, os peruanos precisaram de três finais para superarem a Colômbia e se tornarem campeões. Depois de perderem por 1 a 0 no primeiro jogo em Bogotá e vencerem por 2 a 0 em Lima, no jogo de volta, a decisão foi para uma partida de desempate, em Caracas, na Venezuela, quando o Peru venceu por 1 a 0.
Entre as outras sete seleções que já venceram a Copa América ao menos uma vez, todas elas já foram vices em pelo menos uma oportunidade.
Em contrapartida, considerando qualquer tipo de jogo, o Peru é um dos maiores fregueses do Brasil em toda a história. Em 44 confrontos, são 31 vitórias brasileiras, contra apenas 4 dos peruanos. As equipes têm ainda nove empates.
Leia também
Os jogos mais importantes entre as equipes foram em duas Copas do Mundo. Em 1970, o Brasil venceu por 4 a 2 nas oitavas de final. Oito anos mais tarde, em 1978, a vitória foi por 3 a 0.
Computando apenas a Copa América, Brasil e Peru já se enfrentaram 18 vezes, com 12 vitórias brasileiras, três empates e três derrotas. A mais importante delas é recente. Em 2016, na Copa América Centenário, os peruanos venceram por 1 a 0 com um gol (irregular) de Ruidíaz e, além de se classificar, ainda eliminou o Brasil na primeira fase.
Deu zebra! Peru vence o Chile e será rival do Brasil na decisão