Resumindo a Notícia
- Zagueiro brasileiro do Valencia elogiou torcedores após vitória contra o Real Madrid
- Torcedores do Valencia gritaram em coro cânticos racistas contra Vinicius Junior
- 'O estádio inteiro chamando uma pessoa de tonto é diferente de mono', alegou Gabriel Paulista
- Governo brasileiro cobra ação do MP da Espanha contra La Liga após mais um caso de racismo
Gabriel Paulista é brasileiro naturalizado espanhol e fez carreira no futebol espanhol
Reprodução Instagram/ @gpaulista5O zagueiro Gabriel Paulista, que joga pelo Valencia, elogiou a torcida do clube no último domingo (21), mesmo após Vinicius Junior ser alvo de ataques racistas.
Nas redes sociais, o brasileiro naturalizado espanhol publicou uma imagem aberta do estádio, em que os torcedores comemoram a vitória por 1 a 0 contra o Real Madrid. "Mestalla, você é f...", escreveu o defensor.
Veja também
Zagueiro brasileiro elogiou torcida do Valencia
Reprodução Instagram/ @gpaulista5A postura do jogador foi criticada nas redes sociais, por ignorar que Vinícius foi mais uma vez alvo de insultos racistas dos torcedores presentes no estádio.
O zagueiro saiu em defesa dos torcedores do Valencia, alegando que os gritos vindos das arquibancadas não eram racistas:
"O estádio inteiro chamando uma pessoa de TONTO É BEM DIFERENTE DE MONO (Macaco, em espanhol)!!! E se teve alguém que foi racista tem que pagar sim e a minha postagem foi pela vitória e hoje a torcida foi fundamental porque nós precisávamos muito para sair da zona de rebaixamento e quem entende de futebol e sofre por ele sabe o que estou falando. Um abraço a todos", respondeu Gabriel.
Em fevereiro deste ano, Gabriel Paulista se envolveu em outra polêmica com Vini Jr, quando o zagueiro foi expulso em jogo contra o Madrid, após fazer uma falta duríssima no compatriota.
E pesar da fala do jogador, há uma série de vídeos gravados no Mestalla que mostram torcedores xingando Vinicius com cânticos racistas.
O episódio desta rodada do campeonato espanhol é o 10º caso de racismo relatado aos promotores públicos do país europeu apenas nesta temporada.
Apesar de parte da imprensa espanhola e da La Liga, na figura do presidente Javier Tebas, criticarem a postura do jogador do Real Madrid, o mundo do futebol repudiou duramente o fato.
O governo brasileiro cobrou ações mais energéticas contra os recorrentes ataques contra o jogador, e a ministra da Igualdade Racial, Aniella Franco, revelou que o MP espanhol vai ser acionado para investigar uma possível conivência da La Liga com os ataques racistas.
Jornais esportivos na Espanha culpam Vinícius Jr. por caso de racismo