Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Brasileiro provoca japoneses com foto de bomba atômica e faz time perder patrocínio

Team Liquid teve contrato rompido com sua principal parceira comercial após repercussão negativa do caso

Jogos|Do R7

Jogador brasileiro fez equipe perder patrocínio após publicação polêmica João Ferreira/Ubisoft

O brasileiro Lucas “DiasLucas”, da Team Liquid, foi responsável pela equipe perder seu principal patrocinador ao publicar, no X (antigo Twitter), uma imagem de uma bomba atômica explodindo após derrota do time para a CAG Osaka, do Japão, em um campeonato internacional de Rainbow Six: Siege. A competição foi na modalidade Reload e aconteceu no Rio de Janeiro.

“Ganhamos da FaZe e perdemos para a poderosíssima CAG. Bola pra frente e até o próximo campeonato”, escreveu o brasileiro, em publicação acompanhada de um GIF de uma bomba explodindo. Após a repercussão negativa, o jogador excluiu a postagem.

Leia mais

A principal patrocinadora do time era a Honda, empresa japonesa. O acordo entre time e empresa foi firmado inicialmente em 2019 e ampliado três anos mais tarde. Os valores do acordo não foram revelados, mas tratava-se de cifras milionárias, visto que a companhia era detentora dos naming rights da divisão de League of Legends da Team Liquid.

Após a repercussão negativa e a perda do principal patrocinador, Lucas se retratou em uma outra publicação. “Gostaria de me desculpar sinceramente pelo post que fiz após nossa última derrota. Cometi um grande erro ao usar aquele gif e entendo que isso tenha causado desconforto a muitas pessoas. Do fundo do meu coração, não foi minha intenção fazer qualquer referência ofensiva, mas reconheço que o contexto e a escolha foram inadequados”, escreveu.


Brasileiro não foi demitido

Após todo o ocorrido, a Team Liquid também se pronunciou. A empresa decidiu não demitir o brasileiro da organização, mas o multou em valor equivalente a quatro meses de salário. O jogador ainda deverá passar por treinamento de mídia e sensibilização. Todos os jogadores e treinadores do clube também passarão por treinamentos de requalificação.

“Ao escolher uma que refletisse a intensidade de suas emoções, não percebeu a conexão dessa imagem com um momento doloroso da história do Japão. Acreditamos que não houve intenção maliciosa, mas uma falha de avaliação muito séria e falta de sensibilidade”, postou a organização.


Além do pedido de desculpas e dos treinamentos, os jogadores da Team Liquid também se comprometeram a doar integralmente os prêmios conquistados no campeonato para instituições de caridade, “como gesto de responsabilidade e boa vontade”.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.