Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Djokovic admite falsa declaração em documento de viagem

Tenista confirma inconsistência em documentos na chegada à Austrália e diz ter dado entrevista contaminado

Esportes|Do R7, com informações da AFP

Participação de Djokovic no Aberto da Austrália não está garantida
Participação de Djokovic no Aberto da Austrália não está garantida Participação de Djokovic no Aberto da Austrália não está garantida

O tenista número 1 do mundo, Novak Djokovic, admitiu "erros" em seus documentos de viagem e em seu comportamento após testar positivo para a Covid-19, enquanto luta para permanecer na Austrália para disputar um novo título de Grand Slam.

O sérvio assegurou que seus assessores apresentaram novas informações ao governo australiano, que está analisando se cancela novamente seu visto e o deporta ou permite que ele jogue o Aberto da Austrália.

"Estamos vivendo tempos difíceis com uma pandemia global e às vezes esses erros acontecem", disse o tenista de 34 anos, que não está vacinado, em um comunicado em sua conta no Instagram, divulgado durante um treino para o torneio em Melbourne.

Erros

O nove vezes vencedor do Aberto da Austrália admitiu em declaração nesta quarta-feira (12) que se encontrou com um jornalista quando soube que estava infectado com Covid-19, chamando isso de "erro de julgamento".

Continua após a publicidade

O jogador disse ter testado positivo para a Covid-19 num exame de PCR feito em 16 de dezembro, mas um dia depois apareceu sem máscara no lançamento de um selo com sua imagem e em um evento para jovens tenistas em Belgrado.

Ele garantiu que só recebeu o resultado positivo do PCR em 17 de dezembro, após o evento com os jovens. Djokovic explicou que no dia 16 de dezembro se submeteu a um teste rápido de antígeno, que deu negativo, e que fez então o PCR por “abundância de cautela”.

Continua após a publicidade

"Eu estava assintomático e me sentindo bem, e não recebi a notificação do PCR positivo até depois do evento", disse.

Leia também

Mas o tenista confirmou que participou de entrevista e sessão de fotos para o jornal esportivo francês L'Equipe em 18 de dezembro. "Me senti obrigado a fazer a entrevista ao L'Equipe porque não queria ficar mal com o jornalista, mas tive o cuidado de manter o distanciamento social e usei máscara, exceto para fotos", afirmou.

Continua após a publicidade

Djokovic também reconheceu um erro na declaração de viagem apresentada à migração australiana, em que registrou que não havia viajado 14 dias antes do voo para Melbourne.

No entanto, foi revelado nas redes sociais e meios de comunicação que ele viajou da Sérvia para a Espanha nesse período. "Isso foi apresentado pela minha equipe de apoio em meu nome, como eu disse às autoridades de imigração na minha chegada", alegou o tenista.

Sua declaração parecia destinada a convencer o governo a deixá-lo ficar na Austrália. O advogado de imigração Christopher Levingston disse que o governo poderia cancelar o visto de Djokovic por motivos criminais, por exemplo, devido à declaração de viagem imprecisa.

Mas o ministro da Imigração também pode revogar o visto por motivos mais amplos, como o fato de que Djokovic evitou os requisitos de saúde da Sérvia quando soube de sua infecção ou o fato de violar as regras de saúde pública da Austrália, segundo Levingston.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.