Melhor do mundo, mas não da Copa: Messi e CR7 caem no mesmo dia
Nem argentino, nem português marcaram em eliminação nas oitavas de final da Copa. Argentina caiu diante da França; Portugal perdeu para Uruguai
Copa 2018|Adalberto Leister Filho, do R7
Craques que dividiram o prêmio de melhor jogador do mundo nos últimos dez anos, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi encerraram neste sábado (30) suas participações na Copa da Rússia com uma frustração: ambos foram eliminados do torneio. Seguirão sem um título do Mundial em seus currículos.
Em um dia em que os craques dos rivais Barcelona (Messi) e Real Madrid (Cristiano Ronaldo) não brilharam, os astros foram dois atacantes do PSG: Mbappé (França) e Cavani (Uruguai).
França x Argentina
A Argentina entrou em campo, em Kazan, contra a França, sem ser considerada da favorita. A equipe teve dificuldade de só havia se classificado na última rodada do Grupo D da Copa, após vitória sobre a Nigéria, por 2 a 1. Os franceses trataram logo de mostrar que, como time e não valores individuais, o protagonista seria outro.
Com dois gols de Mbappé igualou marca de Pelé em mata-matas, a França venceu por 4 a 3. Pavard e Griezmann, de pênalti, fizeram os demais gols. Di Maria, Mercado e Agùero, já nos acréscimos, descontaram para os argentinos.
Apesar da falta de consistência do time, o técnico Jorge Sampaoli declarou que não irá pedir demissão do cargo. O técnico tem contrato por mais quatro anos. "Apesar da dor e da frustração, estou onde sempre quis estar e não vou dar um passo para trás", justificou-se.
Veja as melhores imagens de França x Argentina
Messi e Mascherano
Messi, por sua vez, manteve o estigma de jamais ter marcado gols em Copas do Mundo na fase de mata-matas. O argentino foi quase completamente anulado pelo esquema tático imposto pelo técnico Didier Deschamps, da França.
"Tínhamos duas possibilidades: impedir que ele recebesse a bola, o que fizemos bem. E quando ele tivesse a bola, precisávamos dobrar a marcação. Ele se movimenta muito. Tínhamos que ser cuidadosos", analisou.
O volante Mascherano, por sua vez, anunciou oficialmente sua despedida da seleção. "É hora de dizer a deus. Desejo a todos os garotos que possam conseguir o que eu não consegui", afirmou, aos prantos.
Em Samara, onde aguardam o confronto entre Brasil x México, também pelas oitavas de final da Copa, torcedores de ambos os países torceram juntos contra a Argentina. A derrota dos hermanos também rendeu uma série de memes na internet. Na imprensa argentina, os jornais lamentaram a queda precoce.
Queda de CR7
Cristiano Ronaldo, por sua vez, perdeu o protagonismo no duelo contra o Uruguai para outro artilheiro, Edinson Cavani, do Uruguai.
Foi do atacante do PSG os dois gols que classificaram os uruguaios para as quartas de final da Copa com vitória por 2 a 1. Pepe, brasileiro naturalizado português, descontou para o time lusitano. CR7 também passou em branco. Cavani, por sua vez, teve que deixar o gramado aos 25' do 2º tempo, reclamando de dores na panturrilha esquerda.
Com o resultado, o Uruguai igualou feito da seleção de 1930. O time conquistou quatro vitórias, mesma marca da equipe que conquistou o primeiro título mundial da história.
Em Samara
A seleção brasileira chegou a Samara na noite deste sábado para o duelo contra o México pelas oitavas de final. A torcida brasileira recebeu os jogadores com cânticos de apoio. O barulho na porta do hotel, porém, começou a incomodar os atletas, que queriam descansar. Após pedido de membros do staff da CBF, os torcedores deixaram rapidamente o local no início da madrugada de domingo.
Segue ainda um mistério sobre as condições físicas dos laterais Danilo e Marcelo para a partida contra o México. No último jogo da fase de classificação, foram os reservas Fagner e Filipe Luis, que entrou no decorrer do jogo, quem terminaram em campo. Marcelo fará teste antes do jogo para saber de suas condições.
O México, que provocou a seleção brasileira em uma postagem no Twitter, também enfrenta problemas. Segundo o jornal "El Universal", a equipe enfrenta uma "epidemia de gripe". Independentemente disso, o técnico Juan Carlos Osorio espera não perder atletas de última hora para o confronto de segunda-feira (2 de julho).
Ovencedor da partida irá enfrentar o vitorioso do duelo entre Bélgica x Japão, que se enfrentam no mesmo dia, às 15h, em Rostov. Lukaku, preservado do jogo contra a Inglaterra, voltou a treinar.
Copa 2018: veja os melhores cliques de Uruguai e Portugal