Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estádio-cidade, datas e 'nova Copa': tudo que sabemos sobre o Qatar-2022

Mundial de 2022 será o primeiro realizado no Oriente Médio e contará com grandes mudanças. Planejamento faraônico e cidade levantada do zero estão entre os projetos

Lance|

A bola parou de rolar na Rússia e terá de esperar mais quatro anos e meio para retornar aos holofotes. A Copa do Mundo de 2018 foi um espetáculo que coroou a França com o bicampeonato, mas a próxima edição tem tudo para ser a mais inovadora e luxuosa da história do torneio. O Qatar abre as suas portas para receber o evento em 2022 e conta com algumas mudanças drásticas para surpreender o mundo: novas datas de disputa, possibilidade de aumento para 48 seleções e um planejamento para conter o forte calor.

Será a primeira vez que o Oriente Médio receberá a maior competição entre seleções do mundo e a Fifa prevê um lucro recorde no evento. Entre estádios faraônicos, a construção de metrô que interliga todas as cidades e obras levantadas do zero, o LANCE! lista tudo que é possível saber sobre a próxima edição da Copa do Mundo. Confira!

Possibilidade de 48 seleções na Copa do Mundo

Há chance, mas ainda não está confirmado. A ideia da Fifa é que a Copa do Mundo passe a ter 48 seleções em 2026, no entanto o planejamento pode ser adiantado para 2022. Segundo o presidente da entidade, Gianni Infantino, ainda haverá uma reunião com os organizações para definir o numero de participantes. Até este momento, permanece com 32 equipes.

Publicidade

Datas: torneio será disputado entre novembro e dezembro

A grande novidade da próxima edição da Copa do Mundo é que, pela primeira vez na história do torneio, não será realizado entre os meses de julho e julho. Os dias serão entre 21 de novembro e 18 de dezembro, de acordo com a confirmação oficial da Fifa. O motivo é usar o inverno e evitar o forte calor que o Qatar enfrenta neste período, com temperaturas que atingem 50 graus.

Publicidade

Estádios climatizados para evitar o calor

Outra medida para enfrentar o calor no país localizado no Golfo Pérsico é a climatização de todos os estádios construídos para o torneio. Foi desenvolvida uma tecnologia que ajuda no resfriamento dos locais das partidas, além do reaproveitamento da energia solar para abastecer os ar-condicionados. Mesmo com os estádios sendo abertos, o resfriamento se fez necessário.

Publicidade

Construções: sete começaram do zero e um será desmontado após a Copa

Dos 12 estádios da próxima Copa do Mundo, nove serão construídos do zero e três serão reformados. Serão sete cidades-sedes: Al-Daayen, Al-Khor, Al-Rayyan, Al-Shamal, Al-Wakrah, Doha e Umm Slal. Um dos palcos que mais chama atenção é o Ras Abu Aboud, que será construído através de contêineres e desmontado após o torneio.

Estádio-cidade: palco da abertura e da final terá uma cidade ao seu redor

A obra mais faraônica é o projeto Lusail City, previsto para ficar pronto em 2020. Mas não apenas pelo estádio, mas por levantar uma cidade do zero em um local onde só havia areia. A obra US$ 45 bilhões (R$ 121 bilhões) vem tomando forma para receber até 450 mil moradores, turistas e ser palco da abertura e final da Copa do Mundo de 2022.

Será um terreno de 38km², onde serão construídos 39 bairros, rede de hotéis, marina, resorts internacionais, a criação de um centro de turismos e seguindo um perfil empresarial para atrair investidores e novas empresas para o país. O estádio é a maior propaganda do projeto empreendedor do Qatar.

Lusail
Lusail Lusail

Projeto de Lusail usa a Copa como propaganda (Foto: Divulgação)

Como estão as obras dos estádios?

As obras caminham em ritmo normal e um estádio já foi entregue. Os valores não foram divulgados. A organização pretende entregar todos os palcos até 2020, dois anos antes do início do torneio. A ideia é que todos sejam usados antes da Copas para ações sociais e com o público do Qatar.

O Khalifa International está pronto, enquanto os estádios de Al-Wakrah e Al-Bayt tem previsão de entrega até o fim deste ano. Para 2019, o Education Stadium e o Al-Rayyan devem ser entregues, enquanto outros três palcos serão concluídos em 2020: o Lusail, o Al Thumama e o Ras Abu Aboud.

Qatar foi denunciado por trabalho escravo na Copa

Em 2015, o jornal inglês "Mirror fez graves denúncias sobre as condições de trabalho nas obras para a Copa do Mundo de 2022. A publicação citou que houveram 1.200 mortos nas construções dos estádios e que os operários vivem em condições desumanas. A organização do torneio se defendeu, afirmando que refez as leis de trabalho no país exatamente para o Mundial, com a intenção de melhorar as condições aos trabalhadores.

Mobilidade urbana: aposta em assistir duas partidas no mesmo dia

O grande trunfo para o Qatar sediar a Copa do Mundo foi o seu projeto de mobilidade urbana. Todos as cidades estão localizadas em uma área de 11,581 ml quilômetros quadrados, sendo a maior distância entre elas de 55 quilômetros. Além disso, estarão interligadas por uma linha única de metrô, com o deslocamento não passando de uma hora.

A ideia da organização é estimular que os torcedores comprem ingressos para mais de um jogo no mesmo dia, garantindo que será possível chegar em qualquer estádio antes da bola rolar. É o motivo para o clamor do aumento para 48 seleções no Mundial: com maior número de jogos, maior número de ingressos vendidos e mais torcedores estarão estimulados a assistir.

Mapa cidades Qatar
Mapa cidades Qatar Mapa cidades Qatar

Mapa dsa cidades da Copa do Mundo do Qatar (Foto: Reprodução)

​Não há necessidade de visto para entrar no Qatar e fuso horário é de 6h

A burocracia é relativamente amigável ao turista no Qatar. Não é necessário obter visto ou qualquer permissão especial para entrar no país, apenas é preciso ter um passaporte. Todas as cidades anfitriãs do torneio têm o mesmo fuso horário: são seis horas a mais em comparação ao horário de Brasília.

Problemas com o calendário europeu preocupam a Uefa

Diferentemente das outras Copas do Mundo, a Europa terá problemas com o seu calendário devido ao torneio ser disputado entre novembro e dezembro. Como a Liga dos Campeões, Liga Europa, e ligas nacionais, estarão no meio da temporada, será preciso readequar as datas. A Uefa ainda não se pronunciou sobre o que pretende fazer.

Copa do Mundo do Qatar será disputada entre novembro e dezembro e 12 estádios serão utilizados; veja na galeria
Copa do Mundo do Qatar será disputada entre novembro e dezembro e 12 estádios serão utilizados; veja na galeria Copa do Mundo do Qatar será disputada entre novembro e dezembro e 12 estádios serão utilizados; veja na galeria
Estádio Qatar Al Bayt
Estádio Qatar Al Bayt Estádio Qatar Al Bayt
Estádio Qatar Ahmed Bin Ali
Estádio Qatar Ahmed Bin Ali Estádio Qatar Ahmed Bin Ali
Estádio Qatar Al-Thumama
Estádio Qatar Al-Thumama Estádio Qatar Al-Thumama
Estádio Qatar Al-Wakrah
Estádio Qatar Al-Wakrah Estádio Qatar Al-Wakrah
Estádio Qatar Education City
Estádio Qatar Education City Estádio Qatar Education City
Estádio Qatar Khalifa International
Estádio Qatar Khalifa International Estádio Qatar Khalifa International
Estádio Qatar Ras Abu Aboud
Estádio Qatar Ras Abu Aboud Estádio Qatar Ras Abu Aboud
Estádio Qatar Al-Khor
Estádio Qatar Al-Khor Estádio Qatar Al-Khor
Estádio Qatar Doha Port Stadium
Estádio Qatar Doha Port Stadium Estádio Qatar Doha Port Stadium
Estádio Qatar Lusail City
Estádio Qatar Lusail City Estádio Qatar Lusail City
Estádio Qatar Umm Slal
Estádio Qatar Umm Slal Estádio Qatar Umm Slal
Estádio Qatar Al-Shamal
Estádio Qatar Al-Shamal Estádio Qatar Al-Shamal

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.