Autor do 1º gol da Copa, Gazinskiy nunca tinha marcado pela Rússia
O volante atualmente joga no Krasnodar e é uma das referências do clube que surgiu em 2008. A partida desta quinta (14) foi sua estreia em Copas
Lance|Do R7
Precisou-se apenas de 11 minutos para o primeiro gol da Copa do Mundo de 2018 ser feito. O volante Gazinskiy, de cabeça, após cruzamento de Golovin, abriu o placar da goleada de 5 a 0 da Rússia sobre a Arábia Saudita no jogo de abertura, nesta quinta-feira, no estádio Olímpico Lujniki. Na comemoração, alegria estampada no rosto do jogador, que teve o prazer de fazer o gol da primeira Copa que seu país sedia. Esse foi também o primeiro gol do jogador pela seleção. Cheryshev (2), Dzyuba e Golovin completaram o placar.
O início
Yuri Gazinskiy tem 28 anos e começou a sua carreira no profissional pelo Luch-Energiya, tradicional clube da cidade de Vladivostkov, que atualmente disputa a Segunda Divisão do Campeonato Russo. Pelo clube do extremo-leste da parte asiática da Rússia, o volante disputou 54 jogos, marcou três gols e deu duas assistências.
Após boa passagem no Energiya, Gazinskiy se transferiu para o Torpedo Moscow, em 2012. O clube fica sediado em Moscou e conquistou três Campeonatos Soviéticos (1960, 1965 e 1976), além de uma Copa da Rússia (1993). É também conhecido pela passagem de Eduard Streltsov, entre a década de 50 e 60, conhecido pela alcunha de "Pelé russo". Pelo Torpedo, Gazinsky teve rápida passagem, jogou 30 jogos, marcou três gols e deu sete assistências.
Sucesso no Krasnodar
Em 2013, se transferiu para o Krasnodar, onde permanece até hoje e é uma das referências do time, junto com Smolov, atacante da seleção. Ao todo, disputou 176 jogos, marcou sete gols e deu 16 assistências. O bom desempenho no Krasnodar fez com que o volante fosse convocado pela seleção russa. Sua estreia foi em 2016 e, desde então, foram sete jogos disputados, contando com a partida de estreia da Copa do Mundo.
Na atual temporada, Gazinskiy participou de 31 jogos, fez dois gols e deu uma assistência. Foi um dos principais jogadores da boa campanha do Krasnodar na temporada, que terminou na quarta colocação do Campeonato Russo, com 54 pontos e garantiu a classificação para a Liga Europa.
Características
O volante se caracteriza pela sua marcação. Forte, teve média de duas interceptações por jogo nesta temporada. Além da boa presença defensiva, Gazinskiy consegue fazer bem a transição para o ataque, surgindo como elemento surpresa, além de ter bom posicionamento em campo, o jogador tem bom passe. Na atual temporada, tem uma média de 85% de acerto nas tentativas de passe e, em toda sua carreira, já deu 25 assistências para gol.
Conheça os próximos adversários de Rússia e Arábia Saudita pelo grupo A da Copa do Mundo: