Finalistas do Bola de Ouro 2012 se despedem da Copa do Mundo
Lionel Messi (Argentina), Cristiano Ronaldo (Portugal) e Andres Iniesta (Espanha) caíram no mesmo fim de semana nas oitavas da Rússia 2018
Copa 2018|André Avelar, do R7, em Moscou, na Rússia
A história da Copa do Mundo ficou mais triste no último fim de semana. Em dois dias, Lionel Messi (Argentina), Cristiano Ronaldo (Portugal) e Andres Iniesta (Espanha) se despediram de suas seleções no principal torneio do planeta. Os três foram Bola de Ouro da Fifa em 2012.
O espanhol já anunciou sua aposentadoria da seleção. Em 2022, na Copa do Qatar, que será disputada no final do ano, Cristiano Ronaldo terá 37 anos. Já Messi estará com 35 anos. Nenhum dos dois ainda garantiu se continuará jogando por suas seleções.
Veja as oitavas de final da Copa do Mundo
Pelo desempenho esportivo, Messi era quem tinha a missão mais complicada dos três. A Argentina esteve longe do ideal na Rússia 2018 e o próprio craque parece não ter se encontrado dentro de um esquema tático confuso, com jogadores que em tese faziam parte de seu grupo de amigos.
Talvez por isso, ele mesmo não tenha ficado à parte do mundo desde a eliminação para a França, ainda no sábado. “Tentamos de tudo para fazer ele jogar bem. Diferentes estratégias ao redor dele, deixando espaço para ele, tudo para que ele pudesse fazer o que sabe fazer”, disse o técnico Jorge Sampaoli.
Cristiano Ronaldo também não tinha uma seleção à altura de seu futebol, mas exatamente por sua capacidade técnica era possível imaginar que Portugal conseguisse passar pelo Uruguai, também no sábado. O astro, no entanto, não ficou devendo ao marcar quatro gols em quatro jogos.
“Não é o momento para falar do futuro, dos jogadores, dos treinadores, do ciclo da seleção, mas tenho certeza absoluta que essa seleção seguirá sendo uma das melhores do mundo”, disse Cristiano Ronaldo, na entrevista oficial para a Fifa.
Iniesta era o mais desapontado entre os três grandes craques do futebol mundial. O autor do gol do único título da Espanha em Copas do Mundo estava verdadeiramente arrasado na saída do vestiário do Estádio Luzhniki. O meio-campo acreditava piamente que o time poderia vencer a Rússia e quem sabe até conquistar novamente a Copa do Mundo.
Leia também
“Acaba aqui. Foi minha última partida na seleção. Às vezes, as coisas não são como se imagina em um sonho”, disse Iniesta, perto de desabar em lágrimas.
Na festa da Fifa em 2012, Messi levou a melhor, com Cristiano Ronaldo e Iniesta logo a seguir. O argentino e o português conquistaram o prêmio em cinco oportunidades ainda que o nome da festa tenha mudado algumas vezes: Messi levou em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015, e Cristiano Ronaldo saiu vitorioso em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017. Iniesta nunca levou tal honraria para casa.
Veja as melhores imagens da vitória da Rússia sobre a Espanha