Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Piloto da Fórmula E, Sette Câmara inicia temporada confiante: 'Estou pronto para mostrar o meu melhor'

Brasileiro dirige o monoposto da equipe chinesa NIO333; primeira etapa da categoria acontece neste sábado (14), no México

Automobilismo|Isabella Pugliese Vellani*, Do R7

Sérgio Sette Câmara é o piloto brasileira da NIO 333 Racing, equipe chinesa da Fórmula E
Sérgio Sette Câmara é o piloto brasileira da NIO 333 Racing, equipe chinesa da Fórmula E

A nova temporada da Fórmula E começa neste sábado (14), no ePrix da Cidade do México. No grid, o brasileiro Sérgio Sette Câmara inicia o ano em uma nova equipe, a chinesa NIO333 Racing. Comprometido com a categoria dos monopostos elétricos há quatro anos, ele se sente pronto para entregar o melhor nas pistas.

Em entrevista exclusiva ao R7, Sette Câmara explica que realizou os testes da pré-temporada em Valência e que teve um desempenho satisfatório, se mantendo nas 8 melhores classificações, dentre os tempos dos 22 pilotos que compõem as 11 equipes.

"A evolução do carro irá acontecer ao longo da temporada e estou certo que a NIO tem um grupo de profissionais competentes para fazer esse desenvolvimento de forma consistente", afirma o brasileiro, que acredita que existem diversas variáveis para que ele consiga ser campeão. "Estou certo que, a cada oportunidade que aparecer, estarei pronto para mostrar o meu melhor".

Os testes de pré-temporada aconteceram em Valência e a primeira etapa será no México, neste sábado
Os testes de pré-temporada aconteceram em Valência e a primeira etapa será no México, neste sábado

Em 2023, a Fórmula E abraça mudanças como o Gen3 — carro que substitui o antigo Gen2 —, novos pneus, distância de corridas definidas pelo número de voltas e não pelo tempo, e, no decorrer da temporada, será introduzido um momento de pit-stop para recarga ultrarrápida dos monopostos.


Para o piloto, o carro da 3ª geração, que pode chegar a mais de 320 km/h, carrega muitas diferenças, em comparação ao Gen2. "O carro novo é muito mais potente, tem dois motores elétricos – um traseiro e um dianteiro, que emprega toda a regeneração de energia. O carro ficou muito mais rápido, pesado e logicamente difícil de controlar", descreveu.

Sette Câmara acredita que as mudanças nos monopostos devem afetar as corridas, que devem ter mais ultrapassagens e que cobrarão dos pilotos um maior gerenciamento das baterias. Além disso, ele pensa que os pit-stops trarão um novo tipo de emoção para as etapas.


Leia também

A NIO333 Racing é a nova "casa" do piloto a partir de 2023. O time chinês está na FE desde a inauguração do campeonato e participou das mudanças técnicas e desportivas. Nos últimos anos eles estiveram na parte de trás do pelotão, mas apostaram no investimento da mão-de-obra, com novos engenheiros e mecânicos. "Acredito que teremos um bom potencial para estar de forma constante na zona de pontuação", reforça.

O brasileiro tem passagens pelas Fórmulas 1 e 2, mas se sente '100% adaptado' à Fórmula E. "Desde o primeiro teste que fiz na categoria, no começo de 2020, me senti muito bem com o equipamento. Pilotar um carro de FE, para mim, é um grande privilégio, acima de tudo. Faço parte de um Campeonato Mundial, que tem corridas nos cinco continentes", disse.


A etapa inaugural no México anima Sette Câmara, que adora o ePrix da Cidade do México e escuta de dentro do carro a torcida mexicana vibrar. "Estou muito animado. A pista é um muito legal. É uma das pistas mais velozes do ano e irá nos permitir extrair o máximo dos novos carros", comenta.

Para o brasileiro, o investimento da NIO 333 deve impactar o desempenho na temporada de forma positiva
Para o brasileiro, o investimento da NIO 333 deve impactar o desempenho na temporada de forma positiva

Por mais que a temporada da FE esteja apenas começando, o brasileiro está ansioso pelo ePrix de São Paulo, que acontece pela primeira vez em 2023. A Prefeitura da capital assinou um acordo para receber a categoria por cinco anos. "A expectativa por uma corrida legal no Brasil é muito grande. Correr na frente dos meus familiares, amigos e patrocinadores será uma emoção diferente. Tenho certeza que será uma experiência única", finaliza.

Depois da etapa do México, acontecem as etapas da Arábia Saudita, Índia, África do Sul, Brasil, Alemanha, Mônaco, Indonésia, Estados Unidos, Itália e Reino Unido. O ePrix de São Paulo acontece no dia 25 de março, nos arredores do Sambódramo do Anhembi, zona norte da cidade.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pietro Otsuka

Fórmula E: categoria dos carros elétricos desembarca pela 1ª vez em São Paulo em março

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.