Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Campeão mundial de kart, jovem tem apoio de Alonso e quer seguir no topo do automobilismo

Matheus Morgatto, de 18 anos, conseguiu quebrar uma marca de 24 anos sem títulos do Brasil na categoria

Automobilismo|Isabella Pugliese Vellani*, Do R7

Matheus Morgatto, de 18 anos, quer continuar brilhando no automobilismo internacional
Matheus Morgatto, de 18 anos, quer continuar brilhando no automobilismo internacional Matheus Morgatto, de 18 anos, quer continuar brilhando no automobilismo internacional

No circuito Internazionale Napoli, na cidade de Sarno, na Itália, Matheus Morgatto foi o primeiro dos 25 pilotos a ver a bandeira quadriculada e cruzar a linha de chegada, conquistando o título de campeão Mundial do Kart. Ali, o jovem entrou para a história do automobilismo brasileiro, que não contava com campeões havia 24 anos.

O campeão da categoria OK, a principal do kartismo mundial, se tornou piloto aos 8 anos, em outubro de 2011, quando ganhou o monoposto do pai, que o incentivou a competir. A partir dali, Morgatto, hoje com 18 anos, se tornou um apaixonado pelo kart e, em pouco tempo, começou a colecionar títulos. 

No Brasil, ele venceu a Copa São Paulo Light, foi tricampeão da categoria, conquistou o bicampeonato da Copa São Paulo Granja Viana, ganhou o título de Campeão Brasileiro e campeão da Copa do Brasil, além das vitórias no Top Kart Brasil e no Super Kart Brasil.

Em entrevista ao R7, o campeão contou que a conquista abre portas para novas oportunidades e que, na última volta da prova decisiva, ele já estava tomado pela emoção e a realizou chorando.

Publicidade

"Foi algo que eu estava lutando nos últimos quatro anos, que foi quando eu comecei a andar na Europa, e é algo muito bom para mim", disse.

Morgatto ganhou o primeiro kart quando tinha 8 anos
Morgatto ganhou o primeiro kart quando tinha 8 anos Morgatto ganhou o primeiro kart quando tinha 8 anos

Buscando conquistar novos títulos e evoluir com a carreira, o piloto deixou o país e foi campeão em competições nos Estados Unidos e no Velho Continente, até se consagrar campeão mundial de kart.

Publicidade

O piloto venceu o título pela equipe DPK Racing, que conta com o apoio do bicampeão de Fórmula 1 Fernando Alonso. O espanhol parabenizou o brasileiro pela conquista e costuma conversar com Morgatto, para festejar as vitórias e dar o apoio necessário. O título foi inédito para os dois: como piloto para o brasileiro e como equipe campeã para Alonso.

Quando cruzou a linha de chegada, Morgatto estava sem acreditar em sua própria conquista, que sempre foi um sonho e que ele conseguiu realizar.

Publicidade

"Veio em mente todo o esforço que meus pais fizeram por mim e sou grato de poder retribuir esse esforço e trazer o Mundial para o Brasil", continuou. 

Com o título nas mãos, o piloto foi recebido com festa no aeroporto. Nas redes sociais, foi parabenizado pelo campeão da Fórmula 2, o brasileiro Felipe Drugovich, além de diversos outros pilotos como Tony Kanaan. 

Fernando Alonso é chefe de equipe e ídolo do piloto brasileiro
Fernando Alonso é chefe de equipe e ídolo do piloto brasileiro Fernando Alonso é chefe de equipe e ídolo do piloto brasileiro

O brasileiro tem diversos ídolos, como Ayrton Senna, Fernando Alonso, Felipe Massa e Rubens Barrichello, e muitos deles também o parabenizaram pelo Mundial.

"Sem dúvida eles me inspiram bastante a querer ter resultados bons e acelerar!", explicou.

A próxima meta de Morgatto é continuar no topo e continuar vencendo. O jovem piloto reconhece a dificuldade que é o ingresso na Fórmula 1, mantém o sonho 'vivo', mas revela que deseja atuar em outras categorias.

"Eu quero chegar a uma DTM [Deutsche Tourenwagen Masters], que é algo que vai me deixar muito feliz", comentou.

*Estagiária do R7, sob supervisão de André Avelar

Multicampeão no kart e estrela na Europa; conheça Felipe Drugovich, vencedor da F2

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.