Sem contratações bombásticas, Botafogo espera 2019 'realista'
Na contramão do rival Flamengo, o Alvinegro não 'esbanjou' no mercado de transferências e mantém os pés no chão para 2019; Gatito é destaque
Esportes|Wemerson Ribeiro, do R7*
"Empolgação" não está no vocabulário do torcedor do Botafogo neste começo de 2019. Ao contrário do rival Flamengo, que trouxe, entre outros, Arrascaeta e Gabigol, o Alvinegro foi mais "tímido" no mercado e tudo indica que a temporada seguirá essa tendência.
Leia também
Focado no Botafogo, Gatito destaca boa pré-temporada: 'Quero conquistar títulos'
Brenner é apresentado ao Goiás e destaca objetivo: 'Campeão Estadual'
Agora auxiliar, Ramon Menezes vira 'professor' das faltas: 'Decide jogos'
Luiz Otávio revela ansiedade por estreia na Copa do Nordeste
Rodrigo comenta pré-temporada da Ponte e vê time fortalecido para 2019
No primeiro jogo oficial do ano, o Botafogo visita a Cabofriense, no próximo domingo (20), às 19h. O técnico Zé Ricardo ainda não deve por em campo os reforços recém-chegados, mas esboça algo próximo de sua força máxima.
Título regional é possível
A principal aposta do Botafogo para a temporada de 2019 é o Campeonato Carioca, onde busca defender o título conquistado no ano passado. Na ocasião, Gatito Fernández foi o herói do time que venceu o Vasco na decisão por pênaltis, no Maracanã.
Na virada de ano, a torcida alvinegra pôde comemorar a permanência do goleiro e a chegada de outro nome forte para a posição, após a aposentadoria do ídolo Jefferson: Diego Cavalieri. Ele foi contratado para cobrir eventuais lesões do titular, tão frequentes em 2018.
Já na primeira fase, o Fogão enfrenta o seu primeiro clássico no ano, contra o Flamengo, no estádio Nilton Santos, o Engenhão. O duelo, válido pela 3ª rodada, poderá servir como uma espécie de termômetro para testar o nível do elenco comandado por Zé Ricardo. Os outros adversários do Botafogo na fase qualificatória são Bangu, Boavista, Cabofriense e Resende.
Não vai ser fácil
Para o Campeonato Brasileiro, torneio que requer maior regularidade, o time carioca terá à sua disposição pelo menos cinco reforços e poderá rodar o elenco conforme o desempenho nas outras competições em paralelo. Os negócios na virada de ano também serviram para suprir a debandada de onze atletas. Entre eles, alguns nomes importantes na campanha de 2018. É o caso de Rodrigo Lindoso, que foi para o Intenacional, Igor Rabello, negociado com o Atlético-MG, e Matheus Fernandes, que fechou com o Palmeiras.
No ano passado, o Botafogo ficou apenas no meio da tabela da Série A e terminou a competição em 9º. Ciente das limitações do elenco e da pressão que surge com os rivais se reforçando, a torcida sonha com uma vaga para voltar na Libertadores. Outra aposta é em uma boa campanha na Copa Sul-Americana.
Gatito e mais dez
Se todo time que se preza começa com um bom goleiro, o Botafogo está bem servido. Recuperado das lesões da última temporada, Gatito Fernández tem o apoio da torcida, que já o escolheu como substituto do ídolo Jefferson.
O time alvinegro foi às compras e trouxe Diego Cavalieri. Mas, a princípio, o goleiro ex-Fluminense começa o ano como um "reserva de luxo". A titularidade do paraguaio vai depender, principalmente, de sua condição física, tão posta à prova em 2018.
* Estagiário do R7, sob supervisão de Adalberto Leister Filho
Ronaldinho crava pés em desfalcada Calçada da Fama do Maracanã