Gigantes lutam contra o rebaixamento no fim do Brasileirão; confira os próximos jogos
Equipes querem escapar da degola e terão partidas importantes para a permanência na Série A de 2024
Esportes|Do Live Futebol BR
O Campeonato Brasileiro está chegando ao seu final. Com apenas 12 rodadas restantes, a situação de alguns clubes começa a ficar complicada, já que o rebaixamento se torna uma preocupação ainda maior.
Com quatro clubes rebaixados por temporada, as equipes correm contra o tempo para se salvar do descenso para a segunda divisão. Ainda que a situação de alguns esteja mais complicada que a de outros, todos ainda têm chance de permanecer na Série A em 2024.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Após a 26ª rodada, Vasco, Goiás, Coritiba e América-MG foram os clubes que permaneceram na zona da degola. No entanto, Bahia, Cruzeiro, Santos e Corinthians também estão rondando as últimas posições da competição.
Com 27 pontos, o Vasco é o primeiro time a aparecer na zona de rebaixamento. O clube tem o mesmo número de pontos que o Goiás, no entanto, pelo quesito de desempate, o Cruz-Maltino fica uma posição acima.
Já o Coritiba, que está abaixo de Vasco e Goiás, tem apenas 20 pontos. A situação é complicada, mas só não é mais que a do América-MG, que tem 18 pontos somados e é o lanterna do Brasileirão.
Corinthians, Santos, Bahia e Cruzeiro seguem fora da zona da degola, no entanto o sinal de alerta permanece ligado. O time nordestino, por exemplo, tem 28 pontos, um a mais que o Vasco, primeiro time na zona. Já Cruzeiro e Santos têm ambos 30 pontos, enquanto o Corinthians aparece com 31.
De todos os clubes na briga pelo rebaixamento, apenas o Cruzeiro ainda não disputou a 26ª rodada. A Raposa enfrenta o Cuiabá, neste sábado (14), para encerrar a rodada.
De olho na permanência
Para ficarem na Série A, equipes como Coritiba e América-MG precisam fazer uma campanha perfeita nas últimas doze rodadas.
Pela 27ª, o América já terá um grande desafio ao enfrentar o líder Botafogo. Já o Coritiba pega o Cuiabá no Couto Pereira. Vasco e Goiás jogam com Fortaleza e São Paulo, respectivamente. No entanto, para essas equipes, a situação não está tão crítica quanto para os citados anteriormente.
Já na 28ª rodada, o América-MG terá um confronto direto contra o rebaixamento diante do Corinthians. O Coritiba enfrenta o Palmeiras, enquanto o Goiás duela contra o Cuiabá e o Bahia pega o Fortaleza.
O Coritiba ainda terá um duelo direto contra o Santos na 29ª rodada. Com as duas equipes brigando para não ser rebaixadas, o duelo deve ser de bastante tensão por ambas as partes. Chegando à 30ª rodada, mais um compromisso direto. Vasco e Goiás se enfrentam buscando se afastar ainda mais da zona da degola.
Outro confronto direto vai acontecer apenas nas 32ª e 33ª rodadas, quando o Coritiba enfrenta o Goiás e o Cruzeiro recebe o Vasco da Gama. Na 34ª, o Vasco joga com o América-MG, e o Coritiba, com o Cruzeiro. Apesar disso, faltando apenas quatro rodadas para o fim do torneio, dependendo de como estiverem os clubes, é possível até mesmo que a partida não valha nada, visto que há a possibilidade de as equipes já estarem rebaixadas nesse momento.
Por fim, as equipes encerram o Brasileirão possivelmente no dia 3 de dezembro, data em que os quatro times rebaixados serão conhecidos de maneira oficial.
Como a pausa para a data Fifa pode ajudar os clubes que disputam o Brasileirão?