Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marta volta ao pódio e sonha com sexto título de melhor do mundo

Brasileira, natural de Dois Riachos, em Alagoas, coleciona prêmios individuais, e números da última temporada mostram que boa fase está longe do fim

Futebol|Wemerson Ribeiro, do R7*

Marta já foi eleita cinco vezes como melhor jogadora do mundo
Marta já foi eleita cinco vezes como melhor jogadora do mundo Marta já foi eleita cinco vezes como melhor jogadora do mundo

A ‘Rainha’ Marta está mais uma vez entre as finalistas do prêmio de Melhor Jogadora do Mundo. Aos 32 anos, a alagoana coleciona troféus e já venceu a Bola de Ouro cinco vezes. Neste ano, ela concorre com a norueguesa Ada Hegerberge a húngara naturalizada alemã Dzsenifer Marozsan.

Veja mais: Sem títulos, Salah conta com feitos para ser eleito o melhor do ano

Esta não é a primeira vez em que a brasileira é lembrada nos novos moldes da premiação organizada apenas pela Fifa. Em 2016, quando o evento rompeu com a revista France Footbal e ganhou o nome de “The Best”, Marta ficou em segundo lugar, logo atrás da norte-americana Carli Lloyd, atleta do Houston Dash.

Não é "só mais um" prêmio

Publicidade

Mesmo veterana, a brasileira mostra que não quer largar o osso e segue comemorando as nomeações como se fosse uma novata no ramo.

Em vídeo divulgado no dia 3 de setembro, quando saiu a lista final da Fifa, a brasileira vibrou com as companheiras do Orlando Pride e teve até dancinha.

Publicidade

A última campanha bem-sucedida de Marta com a seleção brasileira foi no Chile, neste ano, quando venceu a Copa América feminina ao lado das incansáveis parceiras Formiga e Cristiane.

Curiosamente, a candidata ao prêmio da Fifa marcou apenas um gol dos 31 feitos pela equipe verde-amarela no torneio. O título garantiu as vaga para o Mundial de 2019, na França, e para as Olimpíadas de 2020, no Japão.

Publicidade

Essa tem história

Com a camisa da CBF, a "Rainha" já foi responsável por conduzir a seleção em campanhas memoráveis, como a de 2007, quando o Brasil chegou à final da Copa do Mundo e perdeu para os Estados Unidos, cuja tradição no futebol feminino é inquestionável. Apesar do vice, Marta foi eleita a melhor jogador do torneio à época.

Do nordeste para o mundo

A alagoana de sorriso fácil atua fora do Brasil há mais de sete anos. Após passagens pelo Western New York Flash, dos Estados Unidos, e pelos suecos Tyresö FF e Rosengård, a “Pelé de saias” retornou aos Estados Unidos para desfilar seu futebol com a camisa do Orlando Pride em 2017.

Já na primeira temporada, Marta foi às redes 13 vezes e ficou apenas quatro gols atrás de Samantha Kerr, artilheira da NWSL (National Women’s Soccer League, ou Liga Nacional de Futebol Feminino), primeira divisão nacional da categoria.

* Estagiário do R7, sob supervisão de Adalberto Leister Filho

Curta a página R7 Esportes no Facebook

Neymar vacila e Firmino fuzila: os brasileiros na estreia da Champions

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.