Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Liverpool bate o Totteham e vence a Liga dos Campeões pela 6ª vez

Gols de Mohamed Salah e Divock Origi isolam os Reds como a terceira equipe com mais troféus no continente europeu

Futebol|Alexandre Garcia, do R7

Conquista coloca os Reds no Mundial de Clubes
Conquista coloca os Reds no Mundial de Clubes

O Liverpool venceu o Totteham por 2 x 0 neste sábado (1º), no Estádio Metropolitano, em Madrid (Espanha), e conquistou a Liga dos Campeões pela sexta vez. Os gols da vitória foram marcados por Mohamed Salah, de pênalti, e Divock Origi.

O título isola o Liverpool como a terceira equipe com mais troféus do campeonato mais importante do continente europeu. Milan, com sete triunfos, e Real Madrid, que já levantou o cobiçado troféu 13 vezes, são os únicos com mais conquistas. O Liverpool também carimba o passaporte para o Mundial de Clubes deste ano.

Leia mais: torcedores são detidos antes da final da Champions

A taça deste ano se unirá na sala de troféus do Liverpool aos títulos da Liga dos Campeões obtidos pelo clube nas temporadas de 1976–77, 1977–78, 1980–81, 1983–84 e 2004–05. No ano passado, os Reds foram derrotados pelo Real Madrid na decisão.


Já o Totteham, que disputava o título do continente europeu pela primeira vez, teve o sonho adiado.

O duelo


Logo no primeiro lance da decisão, Sissoko interceptou com o braço um cruzamento feito por Mané e o juiz assinalou pênalti a favor do Liverpool. Salah chamou para si a responsabilidade e cobrou com confiança para colocar os Reds na frente aos 2 minutos de partida.

Na tentativa de se recuperar do gol relâmpago, o Totteham apostou no toque de bola em seu campo de ataque, mas encontrou dificuldade para furar a defesa dos Reds.


Salah abriu o placar para o Liverpool logo aos 2 minutos
Salah abriu o placar para o Liverpool logo aos 2 minutos

Mesmo com a bola nos pés dos Spurs na maior parte do tempo, as melhores chances da primeira etapa surgiam dos pés do Liverpool. Em uma das jogadas, aos 15 minutos, o lateral Alexander-Arnold acertou um chutaço de fora da área e levou perigo ao gol defendido pelo goleiro Lloris, que só torceu para a bola sair.

Lancellotti: Liverpool vence a Champions após 14 anos

Com a vantagem no placar, os Reds subiram a marcação e dificultavam as tentativas de saída de bola do Totteham. A pressão limitava os Spurs a trocar passes no campo defensivo e torcer por um lançamento bem-sucedido a Son e Kane.

Aos 38, Robertson se aproveitou de um erro ofensivo do Totteham, carregou a bola pelo campo de ataque e arriscou de fora da área. A bomba do lateral e exigiu que o goleiro Lloris se esticasse para impedir o segundo gol do Liverpool.

Sem conseguir entrar na área dos Reds tocando a bola, coube ao meia Eriksen arriscar de fora da área na tentativa de deixar tudo igual no placar. O dinamarquês, no entanto, pegou muito mal na bola e jogou ela na arquibancada do Estádio Metropolitano.

Cosme: Título dos Reds fez justiça a Klopp

Atrás no marcador, o Totteham desceu para o intervalo com 61% de posse de bola e levar perigo ao gol defendido pelo brasileiro Alisson. Todas as duas finalizações da equipe londrina passaram longe do gol.

O Liverpool, além de administrar a vantagem obtida aos 2 minutos de jogo, arriscou oito vezes contra o gol defendido por Lloris, sendo dois dos arremates feitos na direção certa.

2º tempo

As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem mudanças nas equipes. Com a necessidade de marcar ao menos um gol para manter vivo o sonho da conquista inédita, o Totteham mostrou uma postura mais ofensiva no início da etapa complementar.

Atacando em direção à torcida londrina, os Spurs pressionavam os Reds em busca do empate, com mais chances nos primeiros momentos do segundo tempo do que teve em toda a etapa inicial. A postura mais ao ataque do Totteham no entanto, dava espaço para os contra-ataques do Liverpool.

Aos 24 minutos, em uma jogada trabalhada, Milner recebeu na entrada da área e chutou tirando tinta da trave defendida por Lloris. O segundo gol colocaria os Reds mais próximos do sexto título da Liga dos Campeões.

Origi confirmou vitória do Liverpool aos 42 minutos
Origi confirmou vitória do Liverpool aos 42 minutos

Apesar dos contra-ataques do Liverpool, o Totteham dominava o final no segundo tempo. Aos 33, Trippier encontrou Dele Alli na área e o meia errou a cabeçada. No minuto seguinte, Son chutou de fora da área e exigiu uma boa defesa de Alisson. No rebote, Lucas arriscou o empate e viu o goleiro brasileiro levar a melhor de novo.

Alisson voltou a ser exigido aos 40 minutos com uma belíssima cobrança de falta de Eriksen. O Totteham pressionava para tentar ao menor levar a decisão para a prorrogação.

A pressão dos Spurs pelo sonho da conquista inédita foi interrompida com o gol de Origi, marcado aos 42 do segundo tempo após uma cobrança de escanteio. O atacante, que entrou em campo na etapa complementar, aproveitou um bate-rebate na área adversária e arrematou sem chances para o goleiro Lloris.

FICHA TÉCNICA

Totteham 0 x 2 Liverpool

Local: Estádio Metropolitano (Madrid, Espanha)

Data e horário: sábado (1º de junho de 2019), às 16h

Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)

Assistentes: Jure Praprotnik (Eslovênia) e Robert Vukan (Eslovênia)

Gols: Salah (2' do primeiro tempo) e Origi (42' do segundo tempo)

Totteham: Lloris; Trippier, Alderweireld, Vertonghen e Danny Rose; Sissoko (Dier), Winks (Lucas Moura), Dele Alli (Llorente) e Eriksen; Heung-Min Son e Harry Kane. Técnico: Mauricio Pochettino.

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Matip, Van Dijk e Robertson; Fabinho, Henderson e Wijnaldum (Milner); Salah, Firmino (Origi) e Mané (Joe Gomez). Técnico: Jürgen Klopp.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.