Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolívia vence o Equador e quebra jejum que já durava 18 anos

Time abriu 3 a 0, levou um susto, mas conseguiu manter o resultado positivo

Futebol|

Bolívia está quase classificada após bater o Equador
Bolívia está quase classificada após bater o Equador Bolívia está quase classificada após bater o Equador

A Bolívia acabou nesta segunda-feira com um jejum de 18 anos. A vitória por 3 a 2 sobre o Equador no Estádio Elías Figueroa, em Valparaíso, foi a primeira da seleção boliviana em Copas América desde a edição de 1997. Naquela ocasião, jogando em casa, a equipe alviverde foi vice-campeã do torneio perdendo na final para o Brasil.

Foi uma partida com dois tempos distintos. Em um primeiro tempo onde dominou o seu adversário, a Bolívia construiu a vantagem de 3 a 0 com os gols de Raldes, Smedberg e Marcelo Moreno. Para completar, o goleiro Quiñónez ainda defendeu um pênalti cobrado por Enner Valencia. Na volta para do intervalo, o Equador partiu para cima. Descontou com Enner Valencia logo no início, fez o segundo com Bolaños e teve chances até de sair com a vitória.

A Bolívia abriu o placar logo com quatro minutos. O sueco naturalizado boliviano Smedberg cobrou escanteio, a zaga do Equador ficou em cima de Marcelo Moreno e permitiu a chegada do zagueiro Raldes, que marcou de cabeça.

Brasil tem dois representantes na seleção da primeira rodada

Publicidade

Em jogo eletrizante, Chile e México empatam em Santiago

Os equatorianos acusaram o golpe e levaram o segundo gol aos 18 minutos. O lateral-esquerdo Ayoví perdeu a bola na dividida com Pedriel. A seguir o atacante Marcelo Moreno rolou para Smedberg. O "Ibra Andino" bateu de primeira, sem chance para o goleiro Domínguez.

Publicidade

Do outro lado, Quiñónez era pouco incomodado. Até que o árbitro salvadorenho Joel Aguilar inventou um pênalti de Zenteno sobre Enner Valencia. O atacante do Equador claramente se jogou dentro da área ao receber um toque do defensor adversário. O próprio Valencia se apresentou para a cobrança e converteu. Porém o árbitro mandou voltar a cobrança alegando invasão da área. Na repetição das imagens ficou visível que apenas os bolivianos invadiram. Valencia teve de chutar pela segunda vez, porém Quiñónez defendeu.

No fim da primeira etapa o zagueiro gremista Erazo levantou demais o pé e acertou Lizio. Pênalti marcado a favor da Bolívia. Marcelo Moreno cobrou e fez o terceiro gol.

Publicidade

O Equador chegou a esboçar uma reação no início do segundo tempo, descontando logo com dois minutos. O zagueiro Zenteno tentou dar um chutão para frente. A bola não ganhou distância por causa do vento e sobrou com Montero. O meia equatoriano avançou para a área boliviana e fez o cruzamento rasteiro para Enner Valencia marcar.

A seleção equatoriana cresceu no segundo tempo. Criou boas chances, mas o ataque era barrado pelo goleiro Quiñónez. Ibarra e Noboa tiveram seus arremates defendidos pelo boliviano. Acuados, os jogadores da Bolívia seguravam a pressão. O ímpeto ofensivo do primeiro tempo já não existia. Bolaños, em um chute de fora da área, fez o segundo aos 37. Ayoví quase empatou aos 39, mas a bola chutada pelo lateral explodiu no travessão. Joel Aguilar trilou o apito final e os alviverdes puderam comemorar de forma aliviada.

Com a vitória, a Bolívia chegou aos quatro pontos no Grupo A da Copa América. O Equador ainda não pontuou. Na última rodada, na próxima sexta-feira, o Equador enfrenta o México em Rancagua, enquanto que a Bolívia pega o Chile em Santiago.

Fique por dentro da cobertura completa da Copa América

Acompanhe a página de Esportes do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.