SÃO PAULO (Reuters) - A Vestas 11h Hour Racing retirou-se da quarta etapa da corrida Volvo Ocean, neste sábado, depois de uma colisão fatal com um barco de pesca na chegada a Hong Kong.
Os organizadores disseram em um comunicado que um membro da equipe da embarcação pesqueira morreu após ter sido levado ao hospital de helicóptero.
Nenhuma das pessoas que estava a bordo do Vestas se machucou, e o time emitiu um chamado de ajuda a favor do outro barco para alertar o Centro de Coordenação de Resgate Marinho de Hong Kong (KHMRCC).
"O incidente ocorreu a aproximadamente 50 quilômetros do fim da quarta etapa, fora das águas de Hong Kong", disse o comunicado.
"O controle de corrida no quartel-general da Volvo Ocean foi informado da colisão pela equipe momentos depois de ela acontecer, aproximadamente às 15h23, na sexta-feira (horário de Brasília).
"O HKMRCC informou o Controle de Corrida que um barco comercial que estava na área conseguiu resgatar nove dos tripulantes do barco e um décimo foi levado de helicóptero ao hospital. O HKMRCC confirmou a morte do funcionário resgatado pelo helicóptero."
Organizadores disseram que o barco americano/dinamarquês se retirou da perna - que começou em Melbourne e terminou em Hong Kong - com o barco indo para Hong Kong sem assistência e com suas próprias forças.
O americano Mark Towill, co-fundador da equipe com Charlie Enright, era o capitão da quarta etapa. O time venceu a primeira etapa da corrida, em outubro, e estava a caminho de terminar a quarta perna em segundo.
(Por Alan Baldwin)