Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tudo de Esportes - Acompanhe tudo sobre esportes e confira as principais notícias de futebol, vôlei, Fórmula 1, basquete, handebol, esportes olímpicos e mais

XUXA."POBRE, NO BRASIL, NÃO VIRA NADADOR. CADÊ PISCINAS PÚBLICAS, DEPOIS DA NOSSA OLIMPÍADA?"

Tudo de Esportes|Do canal Canal do Cosme Rímoli no YouTube

Fernando Scherer é motivo de orgulho para este país.

Medalhista olímpico, tetracampeão mundial.

Filho de classe alta de Florianópolis, foi levado ao esporte pela asma.

Não queria se dedicar a este algum, como modo de vida. Mas se mostrou um fenômeno dentro das piscinas. As vitórias se acumularam de maneira absurda.


"Eu adolescente me senti destacando de alguma forma para o mundo. Tudo o que a gente quer, no fundo, é ser valorizado, amado, aceito. E decidi me dedicar à natação."

O apelido Xuxa veio dos cabelos louros, que existiam, longos.


Se nas piscinas, o desempenho era impressionante, fora delas, ele seguia rebelde.

"Eu bebi desde os 14 anos. Treinava feito um louco. E à noite bebia. Foi assim quase a carreira toda. Se me atrapalhou fisicamente? Pode ser. Mas eu não seria o Xuxa se não agisse como eu quis."


Para deixar tudo ainda mais cinematográfico, ele competia com Gustavo Borges. "Ele era um nadador fantástico. Mas o contrário da minha personalidade. Todo organizado, centrado, certinho. Levava uma vida de atleta dentro e fora da piscina. Ele foi o meu grande rival. Foi ótimo, que eu o puxei e ele me puxou. E nós sempre nos respeitamos. Apesar de sermos completamente diferente."

Xuxa fez história. Foi tetracampeão mundial. Ganhou sete medalhas de ouro em Panamericanos.

Tem duas medalhas olímpicas de bronze.

O currículo é fabuloso.

Mas o grande orgulho foi ter derrotado Alexander Vladimirovich Popov, tetracampeão olímpico.

"Era uma obsessão. Ele ganhava sempre. Até que o venci nos Jogos da Amizade. Ele ficou inconformado. E teve uma reação péssima. Ele olhou para mim e perguntou : 'O que você tomou?' Péssimo perdedor." Havia antidoping na competição, o russo não simplesmente não se conformou.

Longe do esporte, Xuxa acabou caindo na depressão. "Foi quando acabou a minha carreira e acabou o personagem 'Xuxa nadador'. Foi terrível. Não queria sair da cama. Não queria comer, viver. Foi difícil. Mas consegui superar. Com ajuda de três psicólogos e um psiquiatra. Quem estiver com sintomas de depressão, tem de procurar ajuda. Afeta a todos, não importa quem seja. Nunca pensei que fosse passar por isso.

"Eu cheguei a pensar em tirar a minha vida."

Quando ele estava melhor e decidido a viajar para a Índia, para tentar se redescobrir, veio o convite para a A Fazenda. Ele aceitou. Conheceu Sheila Mello. E acabaram casando, tendo uma filha. "Foi surreal. Fragilizados, o programa nos aproximou. Casamos e tivemos Brenda. Acabamos o casamento, mas seguimos amigos. A nossa missão era ter nossa filha, que é uma pessoa muito especial."

Aos 50 anos, com aparência de 35, Xuxa segue a vida como empresário de sucesso. E palestrante. Usufruindo tudo o que conseguiu na natação.

Ele só lamenta a falta de política esportiva no Brasil.

"Quem for pobre não vai conseguir virar nadador neste país. As dificuldades são imensas. É preciso ser sócio de um clube para começar a nadar. Pagar professor. Cadê as piscinas públicas? Isso me incomoda muito. É um enorme desperdício..."

REDE SOCIAL

Instagram: @cosmerimoli

#cosmerimoli #jornalismoesportivo #esportes

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.