Torcida Independente: ‘quem quiser protestar que saia de trás do computador’
Organizada do São Paulo adota postura de apoio incondicional ao clube

A Torcida Tricolor Independente, organizada do São Paulo, publicou, nesta segunda-feira (7), uma nota nas redes sociais reforçando o apoio ao clube sem cobranças neste momento de crise. “A posição será apoio até o fim do campeonato e quem quiser protestar que saia de trás do computador e vá lá fazer”, afirma a nota.
O posicionamento da organizada foi publicado um dia depois do time ser derrotado por 2 a 1 para o Bahia, em Salvador. As más atuações do São Paulo no Campeonato Brasileiro têm gerado revolta de torcedores nas redes sociais, que cobram as torcidas organizadas para realizarem protesto no Centro de Treinamento do clube, localizado na Barra Funda.
A principal organizada do São Paulo, no entanto, destaca que o último grande protesto que os são-paulinos fizeram, em agosto do ano passado, resultaram em punições aos diretores da Independente e Dragões da Real, que foram impedidos de ir a jogos do time.
"O protesto que foi da torcida do São Paulo naquela ocasião caiu somente na responsabilidade das organizadas, tendo seus líderes escrachados na mídia, pagando por todos os erros e sendo indiciados em um processo que ainda está aberto", afirma a nota.
A nota da Torcida Independente ainda diz que muitos são-paulinos, entre eles conselheiros, sócios-torcedores e ‘torcedores comuns’ do clube, foram reclamar do protesto no CT e responsabilizaram apenas os membros das organizadas. Por isso, a organizada diz que não vai liderar novos protestos.
"Hoje tem a internet que marca desde rolezinhos em shopping até protestos políticos, então se organizem vocês, vão lá cobrar e assumam a responsabilidade pelos atos, pois pimenta nos olhos dos outros é refresco", diz a Independente.
A postura de apenas apoiar o clube é adotada pela Independente desde as eliminações do São Paulo no Campeonato Paulista (abril) e Copa Sul-Americana (maio), quando alguns torcedores começaram a protestar contra o clube nas redes sociais.
Quando a torcida se dividiu em relação à saída de Rogério Ceni, a Independente prestou apoio ao ídolo do clube e disse que apoiaria o São Paulo até o final do campeonato e as cobranças seriam feitas apenas quando o time se livrasse do risco de rebaixamento. Um mês depois da demissão do ex-goleiro, a organizada mantém a postura de apoio.
A nota finaliza dizendo que a Torcida Independente está com o São Paulo “até o final”.
*Kaique Dalapola, estagiário do R7