Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Simone Biles confirma que quer disputar Jogos Olímpicos de Paris: 'Caminho que adoraria seguir'

|Do R7


Dona de sete medalhas olímpicas, Simone Biles já deixou os Jogos Olímpicos de Paris 2024 mais interessantes. Ela confirmou, pela primeira vez, o desejo de participar da competição. A ginasta havia se afastado do esporte depois da Olimíada de Tóquio, em 2021, para cuidar de sua saúde mental. A declaração foi dada ao programa "Today", da rede de televisão norte-americana NBC.

"Exatamente agora eu diria que as Olimpíadas são um caminho que eu adoraria seguir. Então eu não me importaria se você colocasse na seção 'sim'", respondeu Biles à apresentadora, que perguntou se poderia apostar que a ginasta vai a Paris.

O afastamento de Biles se deu por um problema de saúde mental chamado "twisties". O termo é usado no meio da ginástica para explicar a perda de referência espacial sofrida por um atleta na execução de algum movimento qualquer. A situação poderia colocar em risco sua integridade física ao cometer erros graves em suas apresentações.

Havia a expectativa de que a americana quebrasse diversos recordes e marcas históricas da ginástica em Tóquio, o que acabou não acontecendo em razão da decisão de sua desistência. A ginasta soma sete medalhas olímpicas, sendo quatro de ouro. A maioria foi obtida nos Jogos do Rio-2016.

Publicidade

Na capital japonesa, ela foi prata por equipes e bronze na trave, conquistas que a fizeram empatar em número de medalhas olímpicas na história da ginástica americana com Shannon Miller. Ao fim daquela edição da Olimpíada, Simone Biles deixou em aberto a possibilidade de se aposentar antes mesmo dos Jogos de Paris-2024. Os últimos dois anos foram um turbilhão na vida pessoal da competidora, apesar do afastamento das competições. Ela se tornou uma das maiores defensoras dos atletas na busca por saúde mental.

OURO NO RETORNO

Publicidade

No começo de agosto, Simone Biles voltou a competir. Ela ganhou uma medalha de ouro no US Classic, em Chicago, torneio classificatório para o Nacional da categoria. O retorno já criou expectativas para que Biles confirmasse a participação em Paris-2024.

"Quando chegou o ano novo, comecei a aumentar a frequência (de treinos) mas ainda tinha algumas coisas, estava trabalhando no casamento. Eu sentia que Laurent (Landi, seu treinador) estava sempre um passo à frente. Depois de maio, começamos a intensificar, mas antes disso eu estava apenas treinando. Nós apenas notamos que chegou o momento e Laurent (Landi) disse que iríamos competir no Classics. Meio que não foi falado que eu competiria, nós apenas sabíamos", revelou Biles na época.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.