Schumacher em estado crítico após acidente de esqui

audima

O piloto alemão Michael Schumacher, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, se encontrava em estado "crítico" após sofrer um acidente de esqui nos Alpes franceses, informou na noite deste domingo o hospital universitário de Grenoble.

Schumacher "sofreu um traumatismo craniano grave com coma e foi submetido imediatamente a uma intervenção neurocirúrgica", explicou o hospital, acrescentando que o estado do piloto alemão é "crítico".

O comunicado é firmado pelo professor Chabardes, neurocirurgião, o professor Payen, chefe do setor de anestesia e reanimação, e por Marc Penaud, vice-diretor-geral do hospital.

Em um primeiro momento, Schumacher foi transferido de helicóptero ao hospital de Moutiers, uma pequena cidade da região dos Alpes, mas posteriormente foi levado ao centro médico de Grenoble.

"O acidente ocorreu às 11h00 (08h00 de Brasília) em um setor não sinalizado", explicou o serviço de imprensa da estação alpina de Meribel.

Segundo o diretor da estação de Meribel, Christophe Gernigon-Lecomte, Schumacher utilizava um capacete no momento do acidente, mas sua cabeça se chocou contra uma pedra.

Quando as equipes de salvamento chegaram, Schumacher "estava consciente, mas um pouco alterado", declarou à AFP Gernigon-Lecomte.

O ex-piloto foi retirado de helicóptero "menos de dez minutos" após o acidente, afirmou Gernigon-Lecomte.

A agente de Schumacher, Sabine Kahm, confirmou que "Michael caiu de cabeça durante um passeio de esqui de ordem privada nos Alpes franceses.

Utilizava o capacete e não estava sozinho" no momento do acidente, explicou a agente.

Schumacher, que completará 45 anos no dia 3 de janeiro, é o piloto com mais títulos mundiais na história da Fórmula 1 - sete entre 1994 e 2004 - e venceu 91 grandes prêmios em sua carreira.

Ir para versão mobile