O Real Madrid empatou em 2-2 com a Juventus em Turim, nesta terça-feira pela 4ª rodada da Liga dos Campeões, e se manteve em grande vantagem no Grupo B, muito perto da classificação às oitavas de final da competição.
A Juventus, por outro lado, continua sem vencer na 'Champions' e ocupa agora a lanterna da chave com apenas 3 pontos, 7 a menos que os espanhóis, após a vitória do Copenhague por 1-0 sobre o Galatasaray, na outra partida do grupo. Dinamarqueses e turcos têm 4 pontos.
A 'Velha Senhora' abriu o placar a dois minutos do fim do primeiro tempo com o chileno Arturo Vidal de pênalti. O Real, porém, empatou com Cristiano Ronaldo no início da segunda etapa e virou com o galês Gareth Bale, aos 14 minutos. Aos 19, o espanhol Fernando Llorente deixou tudo igual novamente.
O Real de Carlo Ancelotti entrou com uma formação um pouco diferente, com Bale na ponta esquerda, Cristiano Ronaldo pela direita, mas com total liberdade para se movimentar pelo campo, e Benzema como centroavante.
Já Antonio Conte, treinador da Juventus, posicionou bem aberto pela ponta esquerda o argentino Carlos Tévez, que foi muito acionado e se entendeu bem com o volante francês Pogba, criando as melhores chances para os italianos.
Nos primeiros minutos de jogo, o esquema de Ancelotti pareceu surtir efeito, com o Real levando mais perigo ao gol da Juventus.
A primeira chance de gol veio aos novem minutos de jogo com CR7, que chutou rente à trave direita do gol de Buffon da entrada da área após rápido contra-ataque.
Aos 13, outro ataque em velocidade do Real, desta vez puxado pelo volante alemão Sami Khedira, parou na boa defesa de Buffon após chute de Bale, que perdeu a bola para Cáceres mas recuperou na garra e conseguiu finalizar com perigo.
A Juventus só reagiu aos 17, quando o francês Pogba cruzou de trivela pela direita em busca de Tévez. O zagueiro português Pepe se adiantou e tentou cortar, mas pegou mal na bola e quase marcou contra, exigindo grande defesa de Casillas.
O goleiro espanhol, que amarga a reserva de Diego Lópes no Campeonato Espanhol, voltou a salvar o Real aos 28 minutos, após lindo contra-ataque da Juve que terminou com Tévez colocando a bola na cabeça do espanhol Fernando Llorente. Com muito reflexo, Casillas conseguiu tirar com o pé o que certamente seria a abertura do placar pela 'Velha Senhora'.
A Juventus ganhou moral e continuou pressionando, levando perigo com chutes de fora da área de Pogba, aos 36, e o chileno Arturo Vidal, aos 38.
Esses dois jogadores também foram responsáveis pela abertura do placar para os donos da casa.
A dois minutos do fim do primeiro tempo, Tévez, sempre pelo lado esquerdo, lançou na área Pogba, que acabou sendo derrubado por trás pelo zagueiro francês Varane. O árbitro inglês Howard Webb marcou pênalti, que Vidal cobrou com perfeição no ângulo de Casillas. 1-0 Juventus.
As duas equipes, após um primeiro tempo bastante parelho, fizeram um segundo tempo emocionante e repleto de gols.
Muito bem postada atrás, a Juventus acabou abrindo a porteira numa falha grotesca do lateral direito Martín Cáceres.
O uruguaio errou na saída de bola e literalmente entregou a bola para Benzema na entrada da grande área. O francês não foi fominha e tocou para Cristiano Ronaldo, até então um pouco sumido na partida, empatar a partida.
A falha da Juve e o gol de CR7, que se mantém na artilharia da 'Champions' empatado com Ibrahimovic, com 7 gols em 4 jogos, acordaram os espanhóis, que viraram a partida dois minutos depois.
Lançado pelo lateral da seleção brasileira Marcelo, Ronaldo tocou para Gareth Bale que, com um lindo drible de corpo em Pogba, encontrou espaço para fuzilar Buffon.
A bicampeã italiana, porém, não se entregou e deixou tudo igual novamente Aos 19. Llorente, que tinha perdido a primeira grande chance de gol da partida, se redimiu ganhando de cabeça de Varane, que falhou novamente, sem chances para Casillas desta vez.
Sem vencer ainda no Grupo B, a Juventus continuou buscando a vitória incessantemente, o que deu muito espaço para a velocidade do ataque madrilenho, com Ronaldo e Di María, que entrou no lugar de Bale.
Aos 37, o atacante Quagliarella, que entrou no lugar de Tévez, recebeu de Llorente e chutou forte, mas Casillas encaixou.
Cinco minutos depois, Quaglierella arriscou mais uma vez de longe, mas a bola foi no meio do gol e o goleiro espanhol segurou novamente.
Nos últimos minutos, o Real se mostrou muito satisfeito com o empate fora de casa e passou a tocar a bola na defesa, esperando o apito final do árbitro.
Na próxima rodada, no dia 27 de novembro, um simples empate no Santiago Bernabéu diante do Galatasaray classificará o Real Madrid, enquanto o Copenhague viajará à Turim para encarar a Juve, que precisa urgentemente da vitória para não dar um adeus precoce à Liga dos Campeões.
am/lg