Camisas de futebol são o maior gasto do torcedor brasileiro, revela pesquisa
Levantamento descobriu que 71% dos fãs costumam comprar uniformes de jogo; produtos licenciados aparecem em segundo lugar

Comprar o manto do time do coração está cada vez mais caro, mas, ao que tudo indica, o torcedor não abre mão de vestir as cores do clube. De acordo com a pesquisa “Gastos com Futebol”, fruto da parceria entre a Serasa e a Opinion Box, as camisas de jogo lideram o ranking de principais gastos dos brasileiros com o esporte.
Dentre as 2.940 pessoas ouvidas, de todas as regiões do país, 71% afirmam ter comprado ao menos um uniforme. Segundo Felipe Schepers, diretor do Instituto Opinion Box, essa alta procura se dá porque as camisas são a principal forma de expressar o amor pelo clube.
No Brasil, 81% dos fãs gastam todo mês com algum produto do mundo do futebol. Metade desse público costuma investir até R$ 100 por mês, e um terço compra até R$ 300 em produtos no mesmo período.
O estudo ainda descobriu que sete em cada 10 torcedores comprometem 5% da renda mensal com a paixão. Uma prova de que o futebol é parte importante da vida dos brasileiros.
Mulheres em alta
O público feminino também é destaque na pesquisa. A cada levantamento, o número de mulheres que acompanham a modalidade está mais próximo da quantidade de homens.
Se oito a cada 10 homens costumam assistir a jogos de futebol, as mulheres não fazem feio. Sete em 10 dizem acompanhar.
A ex-jogadora da seleção Formiga, que estava no evento de lançamento da pesquisa, comemorou a representatividade feminina. Segundo a recordista de Copas do Mundo, esse crescimento levou as marcas a olharem mais para o público.
“Antes não existiam camisas exclusivamente para mulheres e hoje sim. Todo mundo quer poder vestir a camisa do clube de coração.”
✅Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp